![]() |
Médicos da Santa Casa anunciaram suspensão de cirurgias eletivas e possibilidade de demissões; instituição disse que está buscando valores para quitar atrasos (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
A crise financeira da Santa Casa de Caridade de São Gabriel se agravou após decisão dos médicos que atuam na instituição de suspender os atendimentos eletivos a partir de 27 de setembro. Alguns profissionais também comunicaram a intenção de pedir a rescisão de contrato na mesma data. A definição ocorreu durante Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite de quarta-feira (3), conduzida pelo diretor da Fronteira Oeste do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Felipe Cunha.
Segundo os médicos, ainda não foram quitados os honorários referentes aos meses de junho e julho, e não há previsão para o pagamento de agosto, que deveria ter sido efetuado em 10 de setembro. Além dos atrasos salariais, a categoria relata dificuldades devido à falta de alguns insumos no hospital. O Simers informou que comunicará a decisão ao Conselho Regional de Medicina (Cremers), à Secretaria Municipal de Saúde, ao Ministério Público e a outros órgãos competentes.
A suspensão das cirurgias eletivas e a rescisão dos contratos estão condicionadas ao pagamento dos valores em atraso. A Santa Casa é referência regional e atende pacientes de 11 municípios da Fronteira Oeste.
Posição da instituição
Em curta nota, a direção da Santa Casa de Caridade de São Gabriel informou que já estão sendo adotadas providências para levantar recursos extras com o objetivo de quitar os valores pendentes ao corpo clínico.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 04/09/2025 18h32
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com