![]() |
Nolberto Dorneles faleceu nesta terça-feira, aos 78 anos; teve carreira dedicada à música e ao rádio durante sua vida (foto Julio Lemos/divulgação) |
Faleceu nesta quarta-feira, 2 de julho, aos 78 anos, em Rosário do Sul, o radialista, compositor, ex-vereador e ex-presidente do Poder Legislativo rosariense Nolberto Silva Dorneles. O velório ocorre desde a parte da manhã na Câmara Municipal de Vereadores e o sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério São Sebastião, em Rosário do Sul.
De acordo com a família, a causa da morte foi um enfisema pulmonar, decorrente de complicações respiratórias. Nolberto destacou-se por sua atuação no tradicionalismo, na música e na comunicação. Há mais de 30 anos, apresentava o programa “Querência, Céu e Campo”, transmitido aos domingos das 13 às 15h pela Rádio Marajá, onde valorizava a música gauchesca e abria espaço para compositores e músicos de Rosário do Sul e da região. Também apresentava outro programa, "Chimarreando no Galpão".
Na política, atuou como compositor de jingles para campanhas eleitorais e foi vereador, exercendo a presidência da Câmara em 1987. Como músico, teve canções gravadas por mais de 30 conjuntos gaúchos, entre eles o Grupo Raízes e Os Mateadores. Também foi fundador do grupo Os Tropeiros, atuante nas décadas de 70 e 80. Um de seus maiores sucessos, “Chuva da Minha Saudade”, foi regravado recentemente pelo Grupo Carqueja, onde inclusive participa do clipe.
Também consagrou outros sucessos como "Areias Brancas", considerada um hino informal de Rosário; "Homem do Rádio" e "Venha Conhecer Meu Pago". À família, nossos sentimentos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 02/07/2025 14h38
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com