![]() |
José Bicca e Joaquina Gladis faleceram entre a quarta e quinta-feira; ambos tiveram, em suas áreas, contribuições importantes para a comunidade (fotos arquivo pessoal/divulgação) |
São Gabriel teve mais duas perdas significativas nas últimas horas. Além da professora da Urcamp Alzira Elaine Melo Leal, falecida na quarta-feira (18), também morreram a professora e ex-diretora do 41º Núcleo do CPERS/Sindicato, Joaquina Gladis Rodrigues Freitas, e o produtor rural José Bicca, este na manhã de quinta-feira, 19 de junho.
A professora Joaquina foi diretora do CPERS na década de 2010 e sócia da entidade desde 1984. Atuou na representação dos aposentados do Núcleo e era bastante ativa nas mobilizações em defesa do funcionalismo público e do Magistério estadual. Lecionou na Escola Estadual Dr. Pery da Cunha Gonçalves, no Bairro Bela Vista. Ela faleceu em Porto Alegre.
O produtor rural José Bicca faleceu aos 95 anos, em decorrência de complicações de saúde. Com trajetória marcada pela atuação no setor agropecuário, tocava a Estância do Boqueirão, de sua propriedade. Era pai da ex-vereadora Neca Bragança e avô da também ex-vereadora Malu Bragança, além de outros quatro filhos. Nascido em Santa Maria, em 7 de outubro de 1929, casou-se com Doramia do Ó Bicca, com quem viveu por 66 anos na Estância Boqueirão, em São Gabriel.
Em sua propriedade, no ano de 2012, pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) descobriram fósseis de um animal pré-histórico, batizado como Pampaphoneus biccai, em sua homenagem.
José Bicca comemorou seus 95 anos ao lado da família em outubro de 2024. Seu velório ocorre na Funerária Santa Rita, e o sepultamento será realizado na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, na própria Estância Boqueirão.
Às famílias, os sentimentos de pesar.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 19/06/2025 13h24
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com