![]() |
UFSM divulgou nomes de vítimas do tombamento de ônibus que levava alunos do Curso Politécnico para visita técnica em Imigrante (foto Rogério Schmidt Jr/Rádio Independente/arquivos pessoais) |
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou, no sábado (5), a identificação das sete vítimas fatais do acidente com um ônibus ocorrido na sexta-feira (4), em Imigrante, no Vale do Taquari. O grupo viajava para uma visita técnica ao Cactário Horst, referência no cultivo de cactos e suculentas, quando o veículo saiu da pista e capotou.
As vítimas eram calouros do curso técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM, todos integrantes da turma ingressante em 2025. Em razão do ocorrido, a universidade decretou luto oficial de três dias e presta apoio psicológico às famílias dos estudantes envolvidos, incluindo os feridos.
O ônibus transportava 33 passageiros, dos 37 inicialmente inscritos na atividade. A instituição divulgou, na noite de sexta-feira, a lista com os 26 sobreviventes, alguns dos quais seguem internados em hospitais da região.
Vítimas identificadas
- Janaina Finkler – Natural de Estrela Velha, tinha 21 anos. Foi selecionada em março para atuar como bolsista no Laboratório Prático de Floricultura, Paisagismo, Arte Floral, Silvicultura, Jardinagem e Botânica.
- Dilvani Hoch – Moradora de São Pedro do Sul, tinha 55 anos. O sepultamento ocorre no Cemitério de Cerro Claro, zona rural do município.
- Flávia Marcuzo Dotto – Tinha 44 anos. Natural de Vale Vêneto, onde será velada no Salão Paroquial.
- Marisete Maurer – Com 54 anos, era massoterapeuta energética. Moradora de São Pedro do Sul, era casada e tinha duas filhas e um neto.
- Paulo Victor Estefanói Antunes – Único homem entre as vítimas. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSM em 2024, havia ingressado recentemente no curso de Paisagismo e tinha 27 anos. Está sendo velado em Santa Maria, com sepultamento em São Martinho da Serra.
- Fátima Copatti – Tinha 69 anos. O velório será neste sábado (5), às 18h, no Crematório Santa Rita, em Santa Maria.
- Elizeth Fauth Vargas – De 71 anos, também ingressante no curso. Não há informações confirmadas sobre o velório.
Investigações
A universidade informou que o transporte foi contratado por empresa terceirizada. As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. A reitoria da UFSM declarou, em nota oficial, solidariedade às famílias e reafirmou o compromisso institucional com o acompanhamento das apurações.
A tragédia provocou comoção em Santa Maria e em diversas comunidades do interior do Rio Grande do Sul.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 05/04/2025 11h10
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com