Com foco em inovação e resiliência, a quarta edição do South Summit Brazil reuniu mais de 23 mil pessoas no Cais Mauá, em Porto Alegre, entre os dias 10 e 12 de abril. Realizado pela primeira vez após as enchentes que atingiram a capital gaúcha em maio de 2024, o evento consolidou sua presença no calendário global de inovação, ampliando o número de investidores, palestrantes e startups participantes em relação à edição anterior. A próxima edição já tem data marcada: 25 a 27 de março de 2026, durante a Semana de Porto Alegre.
Pelo segundo ano consecutivo, o Portal Caderno7 esteve presente em Porto Alegre, realizando a cobertura do evento que se firmou como referência no setor de inovação no Brasil. Em meio a uma estrutura reconstruída, o South Summit foi definido por seus organizadores como a “edição da superação”, marcada por discursos que destacaram o esforço coletivo para retomar as atividades no Cais Mauá após os prejuízos causados pelas enchentes.
![]() |
Evento teve vários painéis em temáticas diversas, como este dos 100 anos da Globo |
![]() |
Grande público prestigiava os painéis realizados nos armazéns do Cais do Porto |
![]() |
Como sempre, inovação era o tema central das palestras e debates |
De acordo com os dados divulgados durante a cerimônia de encerramento, o evento atraiu participantes de 62 países, sendo que 45% do público era oriundo de fora do Rio Grande do Sul. Entre os números que evidenciam o crescimento da iniciativa, estão a presença de 900 investidores, 140 fundos de investimento e um valor total de US$ 215 bilhões sob gestão. Mais de 3 mil startups participaram do encontro, que teve ainda 800 palestrantes em sua programação.
A Startup Competition, que alcançou recorde de inscrições com mais de 2 mil startups de 79 países, teve cinco vencedoras. Entre elas, uma gaúcha: a Jusfy, de Santa Maria (RS), foi eleita como a startup "Mais Escalável" de 2025. A empresa, que oferece um sistema jurídico SaaS voltado à centralização de ferramentas para advogados, destacou-se pela proposta de aumentar a eficiência do setor por meio da automação.
![]() |
No último dia, grande público circulou pelo South Summit mesmo com as mudanças do tempo |
![]() |
Próxima edição ocorrerá no final de março, durante a Semana de Porto Alegre |
Além da Jusfy, foram premiadas: Atacama Biomaterials (Chile), como Destaque Global; umgrauemeio (SP), como Mais Sustentável; Nanogrow Biotechs (Uruguai), como Mais Disruptiva; e ALTAVE (SP), na categoria Melhor Time.
A fundadora do South Summit, María Benjumea, e o presidente da edição brasileira, José Renato Hopf, subiram ao palco durante a cerimônia de encerramento e destacaram a força do ecossistema de inovação local. O governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo também participaram do encerramento oficial.
Criado em Madrid, o South Summit chegou ao Brasil em 2022 e já movimentou US$ 14 bilhões em investimentos captados pelas startups que passaram pela competição. A versão brasileira do evento é correalizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio de entidades públicas e privadas, como Banco do Brasil, Caixa, Sebrae e Prefeitura de Porto Alegre.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 13/04/2025 12h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com