Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Páscoa Premiada Peruzzo - participe!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Páscoa Premiada Peruzzo - participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

09 abril 2025

MANIFESTAÇÃO | Motogrupo Marechais do Asfalto divulga nota de esclarecimento após interrupção do 16º Marechal Moto

16º Marechal Moto reuniu motociclistas de várias regiões em São Gabriel no fim de semana. Evento teve grande público no sábado, mas foi interrompido no domingo por questões de segurança. Confira a nota de esclarecimento do Moto Grupo Marechais do Asfalto (foto Marcelo Ribeiro/Portal Caderno7)

Após a interrupção das atividades do 16º Marechal Moto no último domingo (7), o Motogrupo Marechais do Asfalto divulgou uma nota de esclarecimento à comunidade gabrielense e aos visitantes. No comunicado, o grupo detalha os motivos que levaram à decisão de cancelar sua participação no evento e manifesta sua posição sobre os acontecimentos. Confira a nota na íntegra:


NOTA DE ESCLARECIMENTO
MOTOGRUPO MARECHAIS DO ASFALTO

Diante dos fatos ocorridos na tarde de domingo, dia 6 de abril do corrente ano, na Praça Dr. Fernando Abbott, durante a realização do XVI Marechal Moto, o Moto Grupo Marechais do Asfalto de São Gabriel, em respeito à comunidade gabrielense e visitantes, vem a público esclarecer que:

O Moto Grupo Marechais do Asfalto é uma entidade, sem fins lucrativos, formada por cidadãos gabrielenses e suas famílias, todos participantes e atuantes na comunidade, que, além do culto ao motociclismo, sempre que possível, estão engajados em atividades beneficentes em prol da comunidade.

Fundado em 7 de junho de 2003, desde então realiza um evento anual de comemoração das suas atividades. Nos últimos anos, esse evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, com o objetivo de, junto com a Prefeitura Municipal, unir forças e proporcionar um evento maior.

É comprovado que, nos dias de evento, a cidade recebe muitos visitantes, que movimentam o comércio local com hospedagem, alimentação, combustível, comércio em geral, além de divulgarem o nome de São Gabriel.

E assim vem acontecendo nos últimos anos, sempre com muito sucesso e responsabilidade. Já tivemos a parceria de vários secretários de Turismo, como Jojô Borges, Lucas Cabral, Juliana Medeiros, Malu Bragança... e juntos promovemos excelentes comemorações, pensando sempre em espaços que possibilitassem a segurança de tráfego para motociclistas, pedestres e comerciantes.

Como nos demais anos, após firmada a parceria, o Moto Grupo recebeu de dois membros do Poder Legislativo valores para custear os shows. Valores estes que, conforme anos anteriores, são prestados conta minuciosamente, conferidos e aprovados pela Prefeitura Municipal, cumprindo todas as regras exigidas, conforme os Planos de Ação solicitados.

Vencida a parte burocrática, este ano ficou estipulado junto aos coordenadores da Secretaria de Turismo que a Prefeitura se responsabilizaria pelos eventos dos dias 3 e 4 de abril (quinta e sexta) e o Moto Grupo pelos dias 5 e 6 (sábado e domingo). Prova disso é que, na sexta à noite, após a escolha das rainhas, foi feita a abertura oficial do XVI Marechal Moto pelos órgãos de comunicação da Prefeitura.

Ficou acordado que o Moto Grupo disporia do espaço na Rua Cel. Sezefredo, em frente à loja Deltasul, para a realização do show de Wheeling, que exige um espaço maior e maior segurança. E também a Rua General Mallet, na frente do supermercado Nacional até a esquina com a Rua Duque de Caxias, onde foi montado o QG de recepção do Moto Grupo aos visitantes, local para a realização das inscrições e também espaço para exposição e estacionamento das motos. Os demais espaços da Praça Dr. Fernando Abbott estavam livres e à disposição da Secretaria de Turismo.

Os expositores visitantes foram acomodados em cima da calçada, como anteriormente acontecia, dando segurança para que as pessoas transitassem.

No sábado tudo transcorreu conforme o combinado, sendo possibilitado à comunidade shows que se estenderam até a madrugada, com a presença de grande público, inclusive sendo elogiado nas redes sociais por lideranças do Governo.

Para nossa surpresa, domingo à tarde, por volta das 14h, quando iniciavam os shows do dia, começaram a chegar os expositores locais e instalar suas barracas e carros de carga e descarga de material no meio das motos, que já estavam estacionadas ou chegando e se posicionando no local pré-determinado para tal, dificultando inclusive o local determinado para trânsito da ambulância.

Imediatamente procuramos os coordenadores da Secretaria de Turismo para que resolvessem a questão, pensando sempre na segurança de todos, em especial aos transeuntes idosos e crianças, pois seria impossível controlar o tráfego das motos, que estaria muito próximo à entrada das barracas.

Se realizamos até aqui 15 edições do Marechal Moto, ocupando sempre o mesmo espaço, sem nenhum tipo de acidente ou incidentes, é porque sempre, sempre priorizamos a segurança de todos os que visitam o evento. E esse não seria diferente!

Em nenhum momento o Moto Grupo Marechais do Asfalto pediu que os expositores locais fossem embora, mas sim que fossem acomodados em outros lugares, como por exemplo, a calçada ou o espaço cívico, que estava completamente liberado, considerando que seria imprudente colocar as motos na calçada ou no espaço cívico!

Quem fez a mediação dessa conversa foram os representantes da Secretaria de Turismo. Passado algum tempo, o Moto Grupo, sendo informado da recusa de mudança de local dos expositores e ciente das consequências num eventual incidente, e de suas responsabilidades, valorizando a segurança, inclusive sem questionar o estabelecido do PPCI, optou por cancelar a sua parte na realização do evento, retirando-se do local.

Assim, ficam nossos sentimentos e desculpas, em especial à comunidade gabrielense, que foi a mais afetada, bem como aos motociclistas que estavam presentes ao evento. Aos comerciantes que estavam na praça e que tiveram seus lucros cessados.

Nossa solidariedade aos feirantes/ambulantes e empreendedores da nossa terra, também prejudicados pelo transtorno criado, pois, de certa forma, foi prometido o mesmo espaço para os dois grupos.

Nosso repúdio, veementemente, à Secretaria de Turismo por não ter tomado uma posição de liderança e ter acomodado a situação conforme combinado e planejado no PPCI, sobretudo priorizando a segurança no local.

Nosso repúdio também a alguns representantes do governo que ali se encontravam, que, ao invés de buscarem soluções apaziguadoras, ao contrário, incitaram a mais desavenças.

Enfim, o Município continuará fazendo aniversário e o Moto Grupo, eventos, mas, por ora, cada um segue seu caminho.

E, diferentemente das outras edições, encerramos esta com o sentimento de tristeza e demasiada frustração!

São Gabriel, 8 de abril de 2025.
Moto Grupo Marechais do Asfalto

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/04/2025 07h34 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.