Após a interrupção das atividades do 16º Marechal Moto no último domingo (7), o Motogrupo Marechais do Asfalto divulgou uma nota de esclarecimento à comunidade gabrielense e aos visitantes. No comunicado, o grupo detalha os motivos que levaram à decisão de cancelar sua participação no evento e manifesta sua posição sobre os acontecimentos. Confira a nota na íntegra:
MOTOGRUPO MARECHAIS DO ASFALTO
Diante dos fatos ocorridos na tarde de domingo, dia 6 de abril do corrente ano, na Praça Dr. Fernando Abbott, durante a realização do XVI Marechal Moto, o Moto Grupo Marechais do Asfalto de São Gabriel, em respeito à comunidade gabrielense e visitantes, vem a público esclarecer que:
O Moto Grupo Marechais do Asfalto é uma entidade, sem fins lucrativos, formada por cidadãos gabrielenses e suas famílias, todos participantes e atuantes na comunidade, que, além do culto ao motociclismo, sempre que possível, estão engajados em atividades beneficentes em prol da comunidade.
Fundado em 7 de junho de 2003, desde então realiza um evento anual de comemoração das suas atividades. Nos últimos anos, esse evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, com o objetivo de, junto com a Prefeitura Municipal, unir forças e proporcionar um evento maior.
É comprovado que, nos dias de evento, a cidade recebe muitos visitantes, que movimentam o comércio local com hospedagem, alimentação, combustível, comércio em geral, além de divulgarem o nome de São Gabriel.
E assim vem acontecendo nos últimos anos, sempre com muito sucesso e responsabilidade. Já tivemos a parceria de vários secretários de Turismo, como Jojô Borges, Lucas Cabral, Juliana Medeiros, Malu Bragança... e juntos promovemos excelentes comemorações, pensando sempre em espaços que possibilitassem a segurança de tráfego para motociclistas, pedestres e comerciantes.
Como nos demais anos, após firmada a parceria, o Moto Grupo recebeu de dois membros do Poder Legislativo valores para custear os shows. Valores estes que, conforme anos anteriores, são prestados conta minuciosamente, conferidos e aprovados pela Prefeitura Municipal, cumprindo todas as regras exigidas, conforme os Planos de Ação solicitados.
Vencida a parte burocrática, este ano ficou estipulado junto aos coordenadores da Secretaria de Turismo que a Prefeitura se responsabilizaria pelos eventos dos dias 3 e 4 de abril (quinta e sexta) e o Moto Grupo pelos dias 5 e 6 (sábado e domingo). Prova disso é que, na sexta à noite, após a escolha das rainhas, foi feita a abertura oficial do XVI Marechal Moto pelos órgãos de comunicação da Prefeitura.
Ficou acordado que o Moto Grupo disporia do espaço na Rua Cel. Sezefredo, em frente à loja Deltasul, para a realização do show de Wheeling, que exige um espaço maior e maior segurança. E também a Rua General Mallet, na frente do supermercado Nacional até a esquina com a Rua Duque de Caxias, onde foi montado o QG de recepção do Moto Grupo aos visitantes, local para a realização das inscrições e também espaço para exposição e estacionamento das motos. Os demais espaços da Praça Dr. Fernando Abbott estavam livres e à disposição da Secretaria de Turismo.
Os expositores visitantes foram acomodados em cima da calçada, como anteriormente acontecia, dando segurança para que as pessoas transitassem.
No sábado tudo transcorreu conforme o combinado, sendo possibilitado à comunidade shows que se estenderam até a madrugada, com a presença de grande público, inclusive sendo elogiado nas redes sociais por lideranças do Governo.
Para nossa surpresa, domingo à tarde, por volta das 14h, quando iniciavam os shows do dia, começaram a chegar os expositores locais e instalar suas barracas e carros de carga e descarga de material no meio das motos, que já estavam estacionadas ou chegando e se posicionando no local pré-determinado para tal, dificultando inclusive o local determinado para trânsito da ambulância.
Imediatamente procuramos os coordenadores da Secretaria de Turismo para que resolvessem a questão, pensando sempre na segurança de todos, em especial aos transeuntes idosos e crianças, pois seria impossível controlar o tráfego das motos, que estaria muito próximo à entrada das barracas.
Se realizamos até aqui 15 edições do Marechal Moto, ocupando sempre o mesmo espaço, sem nenhum tipo de acidente ou incidentes, é porque sempre, sempre priorizamos a segurança de todos os que visitam o evento. E esse não seria diferente!
Em nenhum momento o Moto Grupo Marechais do Asfalto pediu que os expositores locais fossem embora, mas sim que fossem acomodados em outros lugares, como por exemplo, a calçada ou o espaço cívico, que estava completamente liberado, considerando que seria imprudente colocar as motos na calçada ou no espaço cívico!
Quem fez a mediação dessa conversa foram os representantes da Secretaria de Turismo. Passado algum tempo, o Moto Grupo, sendo informado da recusa de mudança de local dos expositores e ciente das consequências num eventual incidente, e de suas responsabilidades, valorizando a segurança, inclusive sem questionar o estabelecido do PPCI, optou por cancelar a sua parte na realização do evento, retirando-se do local.
Assim, ficam nossos sentimentos e desculpas, em especial à comunidade gabrielense, que foi a mais afetada, bem como aos motociclistas que estavam presentes ao evento. Aos comerciantes que estavam na praça e que tiveram seus lucros cessados.
Nossa solidariedade aos feirantes/ambulantes e empreendedores da nossa terra, também prejudicados pelo transtorno criado, pois, de certa forma, foi prometido o mesmo espaço para os dois grupos.
Nosso repúdio, veementemente, à Secretaria de Turismo por não ter tomado uma posição de liderança e ter acomodado a situação conforme combinado e planejado no PPCI, sobretudo priorizando a segurança no local.
Nosso repúdio também a alguns representantes do governo que ali se encontravam, que, ao invés de buscarem soluções apaziguadoras, ao contrário, incitaram a mais desavenças.
Enfim, o Município continuará fazendo aniversário e o Moto Grupo, eventos, mas, por ora, cada um segue seu caminho.
E, diferentemente das outras edições, encerramos esta com o sentimento de tristeza e demasiada frustração!
São Gabriel, 8 de abril de 2025.
Moto Grupo Marechais do Asfalto
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 09/04/2025 07h34
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com