Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

CarnaBagual Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

CarnaBagual Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

11 março 2025

ELEIÇÕES 2024 | Prefeito de São Gabriel é alvo de operação da Polícia Federal sobre compra de votos

Segunda etapa da operação False Expectation ocorreu nesta manhã em São Gabriel

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (11), uma operação para investigar um suposto esquema de compra de votos durante as eleições municipais de 2024 em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Um dos alvos da ação é o prefeito Lucas Menezes (União Brasil). As informações foram divulgadas pelo portal GZH.

A investigação faz parte da segunda fase da Operação False Expectation, que apura supostas irregularidades no pleito municipal. A primeira fase da ação, realizada em 30 de janeiro, teve como alvo um empresário suspeito de distribuir cestas básicas em troca de votos.

Nesta etapa, a PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão, determinados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), em endereços residenciais e prédios públicos de São Gabriel. Além do prefeito, o vereador Sildo Cabreira (União Brasil) também foi alvo da operação.

O advogado de Lucas Menezes, Antonio Augusto Mayer Dos Santos, informou ao portal GZH que ainda não teve acesso aos detalhes do inquérito. Segundo ele, foram realizadas buscas na residência do prefeito e na sede da prefeitura. "O prefeito está tranquilo. Como advogado, até o presente momento, não tive acesso aos autos no inquérito", afirmou.

Em nota, a prefeitura de São Gabriel declarou que acompanha "com responsabilidade" as diligências da PF e que o Poder Executivo segue operando normalmente, garantindo a continuidade dos serviços públicos e colaborando com as investigações.

O vereador Sildo Cabreira comentou a operação em um vídeo publicado nas redes sociais, afirmando que não tem informações sobre os motivos da busca e apreensão. "Até agora eu não sei o motivo dessa busca e apreensão, mas estou aqui tranquilo", disse.

De acordo com a PF, as investigações apontam indícios de que um grupo estaria envolvido em crimes eleitorais, incluindo corrupção, falsidade ideológica eleitoral (caixa dois) e boca de urna, em favor de dois candidatos municipais. O caso segue em apuração e o portal solicitou contrapontos de ambos os citados. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/03/2025 21h25
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.