Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Páscoa Premiada Peruzzo - participe!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Páscoa Premiada Peruzzo - participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

24 março 2025

CRIME AMBIENTAL | Capivaras são encontradas mortas em área de preservação no interior de São Gabriel

Capivaras são encontradas mortas na barragem ao lado do assentamento Madre Terra, em São Gabriel; caso está sendo investigado como crime ambiental (fotos divulgação)

Uma ocorrência de mortandade de capivaras foi registrada no domingo (23) no interior de São Gabriel, em área próxima ao assentamento Madre Terra, na localidade de Catuçaba. De acordo com relatos de moradores, durante a noite anterior, foram ouvidos disparos de arma de fogo nas imediações, com balas atingindo áreas próximas às residências do assentamento. A Brigada Ambiental foi chamada e registrou ocorrência para investigar a autoria das mortes dos animais.

Na manhã seguinte, moradores localizaram dezenas de capivaras mortas nas águas de uma barragem localizada na divisa com uma fazenda vizinha. Os animais pertencem a um grupo monitorado por projetos de preservação ambiental desenvolvidos pela Associação de Preservação da Árvore, da Cultura e do Habitat Ambiental (APACHA), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A fauna integra a Floresta de Ártemis, área considerada reserva florestal e protegida por legislação ambiental.

A Polícia Ambiental foi acionada ainda durante a noite de sábado (22), após os primeiros disparos. Na manhã de domingo, duas viaturas estiveram no local para averiguar a denúncia. Conforme os relatos colhidos, os suspeitos teriam acessado a área por uma estrada que passa pela propriedade vizinha. A suspeita inicial é de que a entrada tenha ocorrido com autorização do responsável pela fazenda, que não foi localizado até o momento.

No domingo (23), agentes da Brigada Ambiental retornaram ao local e registraram a ocorrência, classificando o caso como crime ambiental. O caso segue em investigação pelas autoridades competentes, que deverão apurar a responsabilidade pelos disparos e pela morte dos animais.

As entidades envolvidas nos projetos de monitoramento e os moradores da região cobram providências para a responsabilização dos envolvidos e a preservação do bioma Pampa, onde a Floresta de Ártemis está inserida. Confira imagens (ATENÇÃO, IMAGENS FORTES)










Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/03/2025 07h54 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.