![]() |
Temperaturas intensas voltam a ocorrer em São Gabriel, mas alívio pode vir durante a semana com chuva a partir de quinta-feira (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
A MetSul Meteorologia alerta para a chegada de uma nova onda de calor, que deve ser intensa e prolongada, com temperaturas elevadas persistindo até a primeira semana de março. Esse fenômeno, conhecido como bolha de calor, já atua sobre a Argentina, Uruguai, Paraguai e parte do Sul e Centro-Oeste do Brasil, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Uma bolha de calor ocorre quando uma área de alta pressão permanece estacionada sobre uma região, impedindo a movimentação de massas de ar frio e dificultando a formação de frentes frias. Esse bloqueio mantém o ar quente próximo à superfície, elevando ainda mais as temperaturas.
Nos últimos dias, a Argentina registrou temperaturas acima de 40°C em diversas localidades, com máximas de 42,4°C em San Juan e 41,6°C em La Rioja. No Rio Grande do Sul, o calor também foi intenso no sábado, com 36,4°C em Santiago, 36,2°C em São Borja e 34,6°C em Campo Bom. A tendência é de aumento das temperaturas ao longo da semana, com máximas próximas ou superiores a 40°C em várias regiões do estado.
A previsão indica que o calor será mais intenso entre esta segunda-feira (26) e quarta-feira (28), especialmente no Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Sul, Vales, Porto Alegre e região metropolitana. Na capital, as máximas devem variar entre 36°C e 39°C nos próximos dias, podendo ser ainda mais elevadas na região metropolitana.
Na segunda metade da semana, há previsão de aumento da nebulosidade e pancadas de chuva, o que pode reduzir temporariamente as temperaturas. No entanto, o calor intenso deve persistir e pode voltar a se intensificar no início de março. Modelos meteorológicos indicam que a primeira semana do mês deve registrar temperaturas muito acima da média histórica, incluindo o período de Carnaval.
De acordo com as projeções da MetSul Meteorologia, a onda de calor pode se estender até a segunda ou terceira semana de março, quando há possibilidade de um retorno gradual das temperaturas para níveis mais próximos da média. Até lá, apesar de eventuais pancadas de chuva e temporais isolados, a tendência é de um período prolongado de calor intenso na região.
SÃO GABRIEL TERÁ CALOR INTENSO, COM CHANCE DE CHUVA NO CARNAVAL
Segundo o Climatempo, São Gabriel deverá registrar temperaturas elevadas nos próximos dias. No entanto, a partir de quarta-feira (26), há grande possibilidade de chuva, inclusive no final de semana de Carnaval, com queda de temperatura no domingo (2).
Na segunda-feira (24), os termômetros variam entre 22°C e 33°C, com possibilidade de névoa. Na terça-feira (25), as temperaturas ficam entre 24°C e 35°C, com chance de pancadas de chuva à tarde, mas tempo seco à noite. Na quarta-feira (26), a tendência se mantém, com aumento da possibilidade de chuva.
Na quinta-feira (27), as mínimas serão de 23°C e as máximas de 32°C, com sol e muitas nuvens pela manhã. Há previsão de chuva forte à tarde e à noite. Na sexta-feira (28), o tempo segue instável, com períodos de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas variam entre 23°C e 32°C.
No sábado (1º), o sol aparece entre muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite, tornando o tempo chuvoso. As temperaturas ficam entre 25°C e 33°C. Já no domingo (2), o sol predomina entre algumas nuvens, com possibilidade de chuva passageira durante o dia e tempo seco à noite. A temperatura diminui levemente, com mínimas de 24°C e máximas de 28°C.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da MetSul e Climatempo
Data: 23/02/2025 18h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com