Na noite de terça-feira (18), a Prefeitura de São Gabriel realizou o lançamento oficial do Carnaval de Rua, que será retomado após oito anos de hiato. O evento ocorreu no saguão do Palácio Plácido de Castro e contou com a presença do prefeito Lucas Menezes, da vice-prefeita Sandra Weber, da secretária de Turismo Karen Lannes, além de secretários municipais, imprensa e carnavalescos. A festa terá duas noites, em 2 e 3 de março, com a retomada da Passarela do Samba Carlos Ari Rodrigues.
Segundo a Prefeitura, o evento contará com a participação de blocos e escolas de samba ainda em atividade. No dia 2 de março, haverá a apresentação oficial da Corte do Carnaval 2025 e da ala-show da Escola de Samba "Os Rouxinóis", de Uruguaiana, que fará uma performance especial para o público. Já no dia 3 de março, será realizado o tradicional desfile das entidades carnavalescas da cidade e de grupos convidados.
![]() |
Lançamento foi feito pelo prefeito Lucas, sua vice Sandra e a Secretária de Turismo, Karen Lannes |
No lançamento, estiveram presentes representantes das escolas de samba Filhos da Lua e Filhos do Olodum, além dos blocos Alambick, Kizueira, Olodum Folia e Bambas da Orgia. A bateria do bloco Bambas da Orgia também marcou presença.
O Rei Momo deste ano será Cláudio Castro, em homenagem a uma das figuras icônicas do Carnaval gabrielense nos anos 1990. A escolha gerou discussão nas redes sociais, pois o atual Rei Momo, Carlos Eduardo dos Santos (Zéti), não foi comunicado oficialmente.
Outra homenagem será feita à carnavalesca Cleuza da Rosa Corrêa, do bloco Bambas da Orgia, reconhecida por sua contribuição histórica à cultura carnavalesca da cidade.
Os ensaios foram liberados de segunda a quinta-feira, das 20h às 22h30, e nos finais de semana, das 20h à meia-noite. A expectativa agora é para a retomada do Carnaval de São Gabriel, que não ocorria desde 2016.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 19/02/2025 07h51
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com