![]() |
Carrefour anunciou fechamento de unidades da bandeira Nacional no RS, entre elas São Gabriel, sem data ainda para ocorrer (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
O grupo Carrefour confirmou o fechamento de mais unidades da bandeira Nacional no Rio Grande do Sul, incluindo a possível desativação da loja localizada em São Gabriel. A informação foi divulgada pela colunista de GZH, Giane Guerra, que também citou o encerramento de operações de unidades na Região Metropolitana e no Litoral do estado. Não há, até o momento, uma data definida para o fechamento da filial gabrielense.
De acordo com a publicação, a unidade local não conseguiu comprador e deverá ser fechada mesmo sem a concretização de uma venda. Além de São Gabriel, foram mencionadas as lojas de Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Pelotas, Guaíba e Barra do Ribeiro, além de sete supermercados em Porto Alegre. As unidades de Tramandaí, Capão da Canoa e Torres também estão na lista de desativações.
O grupo francês Carrefour tentou negociar as lojas da bandeira Nacional com investidores regionais. Na região da Campanha e Fronteira Oeste, o grupo Nicolini adquiriu as unidades de Rosário do Sul e Dom Pedrito, mas, segundo apurado, não houve (ainda) avanço na negociação para a compra da loja de São Gabriel.
A decisão de encerrar as operações das unidades do Nacional faz parte da reestruturação no Brasil, com foco nas bandeiras Carrefour, Atacadão e Sam's Club. A estratégia prioriza unidades de grande porte e prevê a conversão de pequenas lojas remanescentes para o formato Carrefour Bairro.
Ainda segundo a colunista, o grupo Carrefour também negocia a venda do hipermercado BIG localizado na Avenida Sertório, em Porto Alegre, fechado há pouco mais de um ano. O imóvel abrigou a antiga sede da Walmart no estado e representa uma das mudanças estruturais da empresa no mercado varejista gaúcho.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 13/02/2025 20h00
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com