Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

22 janeiro 2025

SECA | Prefeitura de Vila Nova do Sul declara situação de emergência devido à estiagem

Prefeitura de Vila Nova do Sul decretou situação de emergência por conta da estiagem prolongada no município (foto divulgação)

A Prefeitura de Vila Nova do Sul decretou Situação de Emergência nas áreas atingidas pela estiagem que afeta o município desde dezembro de 2024. O Decreto Nº 006, de 22 de janeiro de 2025, foi anunciado pelo prefeito José Luiz Camargo de Moura e publicado em resposta aos graves impactos da falta de chuvas. A informação foi confirmada por Vitor Toledo, chefe de gabinete da administração municipal.  

A escassez hídrica comprometeu significativamente a produção agropecuária, setor que responde por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) local, e prejudicou diretamente 3.863 moradores da zona rural. A população enfrenta dificuldades no acesso à água para consumo, irrigação e criação de animais, aumentando a vulnerabilidade das comunidades afetadas.  

O decreto estabelece diversas medidas emergenciais, incluindo:  

- Mobilização de órgãos municipais: para ações de resposta ao desastre e reabilitação das áreas afetadas;  
- Campanhas de arrecadação e convocação de voluntários: com o objetivo de ampliar a assistência às comunidades impactadas;  
- Fornecimento emergencial de água potável: utilizando caminhões-pipa para atendimento das regiões mais críticas;  
- Apoio aos produtores rurais: com suporte técnico e financeiro, renegociação de dívidas e medidas para mitigar prejuízos econômicos.  

Além disso, o documento prevê o uso de propriedades privadas em casos de risco iminente, garantindo indenização em situações de dano, e autoriza a abertura de crédito extraordinário e a concessão de isenções fiscais para reduzir os impactos econômicos.  

O prefeito José Luiz Camargo de Moura destacou os esforços da administração municipal para enfrentar a crise hídrica. "Estamos trabalhando intensamente para garantir o abastecimento de água e minimizar os impactos econômicos e sociais que essa estiagem tem causado ao nosso município. A união de esforços será fundamental para superarmos este momento desafiador."  

O decreto terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado, caso necessário, conforme avaliação das condições futuras.  

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 22/01/2025 15h27 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.