Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

13 dezembro 2024

HERÓIS VOLUNTÁRIOS | Gabrielense se destaca em inauguração de monumento aos heróis da enchente de maio

Gildo Lemos esteve presente na inauguração do monumento aos Heróis Voluntários da enchente de maio no RS, em Porto Alegre; ele foi um dos voluntários que atuou por 27 dias nos resgates junto à Orla (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na última quarta-feira, 11 de dezembro, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) entregaram à sociedade gaúcha e brasileira a escultura "Heróis Voluntários", que simboliza a dedicação e o trabalho incansável dos voluntários durante as enchentes, destacando a importância da solidariedade em momentos de crise. Instalada junto à Usina do Gasômetro e à Orla do Guaíba, próximo a um ponto de chegada de resgatados das enchentes de maio em Porto Alegre. Um gabrielense esteve entre os voluntários que atuaram de forma incansável nos primeiros dias mais críticos: Gildo Lemos. Ele participou da homenagem ao lado dos demais voluntários.

Gildo representou os voluntários no palanque de autoridades, no ato realizado na manhã de quarta-feira na Capital gaúcha

Gildo relatou para demais voluntários e presentes como foi as ações de resgate nestes dias em que chegava a ficar até 15 horas direto

Gildo passou 27 dias auxiliando nos resgates de pessoas e animais trazidos das ilhas, de Eldorado do Sul e de Guaíba, que ficaram à deriva em razão das cheias do lago Guaíba, em maio. Durante o período, ele enfrentou condições adversas de clima, como chuvas intensas e ventos fortes. "Estivemos aqui como um dos heróis sem capa, representando nossa cidade e todas as pessoas que vieram de várias partes do Estado e do Brasil, auxiliando nos resgates, nas embarcações e no fornecimento de alimentos. Eu ficava de 10 a 15 horas ali ajudando e espero que essa tragédia toda não se repita", afirmou.

Gildo destacou a gratidão em nome de todos os voluntários, ressaltando a importância do reconhecimento coletivo pelo esforço e dedicação de cada um que atuou incansavelmente nos resgates. "Fico muito feliz de receber esta homenagem singela, de ter ajudado e faço isso em nome de todos os voluntários que aqui lutaram para salvar vidas", disse. Ele também aproveitou para fazer um apelo em relação a uma questão judicial envolvendo sua casa no bairro Independência, que está em litígio há muito tempo devido a uma disputa de posse. Gildo busca a resolução do caso para recuperar para si o imóvel, que, segundo ele, é sua residência há anos e tem afetado seu bem-estar.

"Estou com muita saudade da minha terra e continuo amando São Gabriel, levando suas cores e as cores do Rio Grande do Sul neste momento de gratidão", concluiu Gildo, que atua em diversas frentes em Porto Alegre. Além de jornalista, é artista de rua, realizando apresentações culturais em praças e eventos públicos, e está sempre disposto a ajudar quem precisa.

Confira a entrevista concedida por Gildo na inauguração do Monumento aos Heróis Voluntários como ele: 


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 13/12/2024 16h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.