Na última quarta-feira, 11 de dezembro, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) entregaram à sociedade gaúcha e brasileira a escultura "Heróis Voluntários", que simboliza a dedicação e o trabalho incansável dos voluntários durante as enchentes, destacando a importância da solidariedade em momentos de crise. Instalada junto à Usina do Gasômetro e à Orla do Guaíba, próximo a um ponto de chegada de resgatados das enchentes de maio em Porto Alegre. Um gabrielense esteve entre os voluntários que atuaram de forma incansável nos primeiros dias mais críticos: Gildo Lemos. Ele participou da homenagem ao lado dos demais voluntários.
Gildo representou os voluntários no palanque de autoridades, no ato realizado na manhã de quarta-feira na Capital gaúcha |
Gildo relatou para demais voluntários e presentes como foi as ações de resgate nestes dias em que chegava a ficar até 15 horas direto |
Gildo passou 27 dias auxiliando nos resgates de pessoas e animais trazidos das ilhas, de Eldorado do Sul e de Guaíba, que ficaram à deriva em razão das cheias do lago Guaíba, em maio. Durante o período, ele enfrentou condições adversas de clima, como chuvas intensas e ventos fortes. "Estivemos aqui como um dos heróis sem capa, representando nossa cidade e todas as pessoas que vieram de várias partes do Estado e do Brasil, auxiliando nos resgates, nas embarcações e no fornecimento de alimentos. Eu ficava de 10 a 15 horas ali ajudando e espero que essa tragédia toda não se repita", afirmou.
Gildo destacou a gratidão em nome de todos os voluntários, ressaltando a importância do reconhecimento coletivo pelo esforço e dedicação de cada um que atuou incansavelmente nos resgates. "Fico muito feliz de receber esta homenagem singela, de ter ajudado e faço isso em nome de todos os voluntários que aqui lutaram para salvar vidas", disse. Ele também aproveitou para fazer um apelo em relação a uma questão judicial envolvendo sua casa no bairro Independência, que está em litígio há muito tempo devido a uma disputa de posse. Gildo busca a resolução do caso para recuperar para si o imóvel, que, segundo ele, é sua residência há anos e tem afetado seu bem-estar.
"Estou com muita saudade da minha terra e continuo amando São Gabriel, levando suas cores e as cores do Rio Grande do Sul neste momento de gratidão", concluiu Gildo, que atua em diversas frentes em Porto Alegre. Além de jornalista, é artista de rua, realizando apresentações culturais em praças e eventos públicos, e está sempre disposto a ajudar quem precisa.
Confira a entrevista concedida por Gildo na inauguração do Monumento aos Heróis Voluntários como ele:
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 13/12/2024 16h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com