Jornalistas dos principais órgãos de imprensa falaram sobre as experiências neste ano no último "Tá na Mesa" de 2024 na FEDERASUL (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
A importância do jornalismo profissional e seu impacto na transformação social foram destaques do evento "Tá na Mesa", promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), nesta quarta-feira (11), no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. A iniciativa reuniu sete jornalistas de diferentes grupos de comunicação e também abordou a solidariedade demonstrada durante as recentes enchentes que atingiram o estado. O portal Caderno7 acompanhou o evento.
Participaram do encontro os jornalistas Marjana Vargas (Rede Pampa), Guilherme Kolling (Jornal do Comércio), Guilherme Macalossi (Grupo Bandeirantes), Igor Muller (Grupo Sinos), Marta Gleich (Grupo RBS), Telmo Flor (Correio do Povo) e Fernando Weiss (Grupo A Hora). O evento também celebrou a inauguração da escultura "Heróis Voluntários", que ocorreu na manhã de quarta-feira.
Evento teve participação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, que esteve na homenagem aos heróis voluntários realizada mais cedo na orla do Guaíba |
Evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Comércio, com participação de convidados, autoridades e imprensa gaúcha, que ouviu os convidados falarem sobre a atuação da mídia neste ano |
O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, abriu o evento destacando a importância da imprensa para a democracia e o impacto na formação da opinião pública. “A opinião pública é movida por credibilidade. Por isso que nosso trabalho enquanto sociedade civil organizada fica muito efetivo através da credibilidade do jornalismo profissional”, afirmou Costa. Ele também ressaltou a atuação da imprensa durante as enchentes que atingiram o estado, destacando a capacidade de mobilização da sociedade.
Jornalismo em ação
Marjana Vargas, da Rede Pampa, apresentou um panorama sobre a estrutura e as emissoras do grupo, destacando a atuação da empresa na cobertura das enchentes. Vargas ressaltou o apoio prestado aos funcionários impactados pela tragédia e frisou o compromisso de "não deixar ninguém para trás".
O jornalista Guilherme Kolling, do Jornal do Comércio, enfatizou o papel central da imprensa no contexto atual de excesso de informação. “Nunca se teve tanta informação e nunca foi tão difícil estar informado. É a imprensa que vai apurar essas informações”, disse Kolling, ao relembrar a história e a abordagem do veículo.
Pelo Grupo Bandeirantes, Guilherme Macalossi destacou o impacto das enchentes no estado. “2024 foi um ano marcado por uma tragédia de destruição sistêmica. O jornalismo ajuda a salvar vidas com a informação certa”, afirmou Macalossi.
Igor Muller, do Grupo Sinos, apontou a relevância dos veículos regionais e a proximidade com as comunidades. “A mídia não só informa, mas também é um agente transformador da sociedade”, disse Muller, ao destacar as principais coberturas do grupo, como as enchentes e as eleições.
Telmo Flor, do Correio do Povo, apresentou imagens da inundação que atingiu a sede e o parque gráfico do jornal, destacando o aumento de 100% na audiência durante o período. Ele também ressaltou a importância da imprensa para o futuro.
Marta Gleich, diretora-executiva de jornalismo e esportes do Grupo RBS, apresentou a palestra "Jornalismo relevante: local, plural e independente". Gleich afirmou que a enchente foi “a maior cobertura de todos os tempos” para o grupo, que mobilizou 68 profissionais da Rede Globo no estado, além de 500 colaboradores da própria RBS em todo o Rio Grande do Sul. Segundo ela, o episódio reforçou a responsabilidade da imprensa em coberturas de grande impacto.
Entidade presidida por Rodrigo Costa homenageou ainda os apoiadores da construção do Monumento inaugurado na mesma manhã, na Orla |
Homenagens e solidariedade
Durante a abertura do evento, empresas que apoiaram a construção do monumento "Heróis Voluntários" foram homenageadas pela FEDERASUL. As companhias homenageadas foram CDL Porto Alegre, CIEE RS, Corsan, Gam3, Lamb Engenharia e Construções, Icatu Seguros e Rio Grande Previdência, Merigo Estruturas Metálicas, Sicredi, Sinduscon-RS, Taxgroup, Instituto Unimed/RS e Unimed Federação/RS.
O evento, que ainda teve apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, destacou o papel transformador do jornalismo e sua relação com a sociedade, especialmente em situações de emergência. A solidariedade demonstrada durante as enchentes foi apontada como um exemplo da força de mobilização coletiva e da capacidade de ação de diferentes setores da sociedade.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 13/12/2024 17h13
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com