Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

07 dezembro 2024

CELEBRAÇÃO | Paróquia do Arcanjo Gabriel comemora 100 anos da Igreja Matriz com missa festiva e abraço simbólico

Eventos festivos celebraram o centenário de fundação da Igreja Matriz do Arcanjo Gabriel neste sábado, 7 de dezembro (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Em uma missa festiva neste sábado (7), a Paróquia do Arcanjo Gabriel celebrou o centenário da Igreja Matriz, com a presença expressiva de fiéis que lotaram o local e realizaram um "abraço" simbólico no prédio. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Bagé, Dom Cleonir Dalbosco.

Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Cleonir Dalbosco

Matriz ficou lotada de fiéis que foram prestigiar celebração e eventos posteriores

As obras de pintura da Matriz ainda não foram concluídas, mas, em um esforço conjunto, militares da Guarnição Federal de São Gabriel colaboraram com os trabalhos até este sábado. A igreja ficou repleta de fiéis na celebração festiva, que contou com a participação do padre emérito da paróquia, Emílio Barúa. O evento também marcou uma das últimas missas do atual vigário, Domingos Rodrigues, que está de mudança para Lavras do Sul e Bagé.

Após a missa, o público presente deu um "abraço" simbólico na Matriz e cantou "Parabéns a Você", seguido de uma salva de palmas. A programação foi encerrada com um coquetel por adesão no Salão Paroquial, com oferta de salgados, doces, refrigerantes e água. Para eternizar este momento histórico, uma placa alusiva ao centenário foi inaugurada na fachada da Matriz.

Após a missa, "abraço" simbólico e coquetel por adesão completaram as comemorações

BREVE HISTÓRICO
A pedra fundamental da Igreja Matriz foi lançada em 14 de março de 1863. As primeiras argamassas foram postas pelo General João Propício Menna Barreto, futuro Barão de São Gabriel, e por Antônio Martins da Cruz Jobim, Barão do Cambaí. A construção contou com doações de paroquianos e com o apoio de autoridades provinciais e imperiais da época.

A partir da chegada do Monsenhor Henrique Rech, em 4 de setembro de 1906, a Igreja passou por uma remodelação e deu continuidade às obras no local. Os restos mortais do Monsenhor estão abrigados em um nicho nas paredes internas da nave superior da Matriz desde 1990. Ao longo de sua história, o templo passou por diversas reformas. Atualmente, está em fase de conclusão uma pintura e limpeza completas, com algumas etapas ainda pendentes.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/12/2024 20h29 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.