Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

22 novembro 2024

QUEDA NA EDUCAÇÃO | Governo do RS divulga queda no desempenho educacional de São Gabriel em índice estadual

Índices foram divulgados nesta semana pelo Governo Gaúcho; São Gabriel apresentou queda nos índices de Educação (foto Joel Vargas/Ascom GVG)

O Governo do Rio Grande do Sul apresentou nesta terça-feira (19) os resultados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), indicador que avalia a qualidade do ensino público nos municípios do estado, considerando o desempenho dos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São Gabriel registrou uma significativa queda no ranking, passando da 322ª posição em 2022 para a 470ª em 2023, entre os 492 municípios avaliados.

Em 2022, a pontuação geral de São Gabriel no Imers foi de 56,3395. No entanto, os dados de 2023 apontam uma redução expressiva, com a nota caindo para 46,2077. O levantamento também revelou o desempenho de outras cidades da região:

- Quaraí: 274º lugar  
- Sant'Ana do Livramento: 451º lugar  
- Alegrete: 453º lugar  
- Vila Nova do Sul: 457º lugar  
- Rosário do Sul: 469º lugar  

O Imers considera fatores como o Índice da Qualidade da Alfabetização (IQA), Índice de Aprovação (IA), Índice da Qualidade dos Anos Iniciais (IQI) e Índice da Qualidade dos Anos Finais (IQF). Os alunos são classificados em cinco categorias: avançado, adequado, básico, abaixo do básico e não fez a prova. 

No 2º ano do Ensino Fundamental, houve aumento de estudantes nas categorias de maior proficiência, "Avançado" e "Adequado", em Matemática e Português. Já no 5º ano, também se registrou crescimento em Matemática na categoria "Adequado", com redução no percentual de alunos classificados como "Abaixo do básico".

Nos anos finais (9º ano), os resultados em Português mostraram estabilidade ou leve crescimento nas categorias superiores. Contudo, em Matemática, foi registrado aumento no número de estudantes classificados nas categorias de menor desempenho, "Básico" e "Abaixo do básico".

A divulgação do Imers busca orientar políticas públicas para a melhoria do ensino nas escolas públicas do estado. Os índices estão à disposição em https://imersvis.dee.rs.gov.br/

Confira os gráficos de São Gabriel logo abaixo (clique para ampliar):

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 22/11/2024 18h48 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.