Exposição "Retro Games", que está em sua primeira edição, apresenta consoles de videogames dos anos 80 aos 2000 no Museu Igreja do Galo (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
O Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, também conhecido como Museu Igreja do Galo, inaugurou nesta terça-feira (5) uma exposição que promete despertar nostalgia e apresentar antigas tecnologias às novas gerações. A exposição "Retro Games", em sua primeira edição, vai até às 15h no local e traz videogames dos anos 80, 90 e 2000.
Realizada por Emerson Macedo (Fiti), com apoio de Jodriom Figueiredo e do próprio Museu, a mostra exibe consoles de videogames de várias épocas, desde o Atari 2600 até modelos mais recentes dos anos 2000, como o Super Nintendo, Mega Drive e Nintendo 64.
Equipamentos inclusive estão á disposição para demonstração e jogos |
Curador do Museu, Beraldo Figueiredo, salienta parcerias que tornaram possível a mostra |
Entre os consoles expostos, destacam-se clássicos dos anos 80, como o Nintendo 8 bits (conhecido como NES nos EUA e Famicom no Japão), além dos "clones" do Atari e NES, como o Odyssey e o Phantom System, produzidos durante o período da chamada lei de reserva de mercado, quando as importações eram proibidas no Brasil. Essa política permitiu o surgimento de “clones” que usavam cartuchos de 8 bits, estimulando o mercado nacional de tecnologia.
Alguns alunos da rede pública de ensino já visitaram a exposição e jogaram com grande familiaridade, apesar de estarem acostumados com consoles mais modernos. A mostra estará aberta até o dia 15 de novembro, com funcionamento do Museu das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Confira as imagens no vídeo abaixo.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 05/11/2024 18h59
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com