Nem o calor impediu que milhares de fiéis se reunissem no último dia da 81ª Romaria Estadual da Medianeira, em Santa Maria. No domingo (10), mais de 250 mil pessoas, segundo estimativas da prefeitura e dos órgãos de segurança, participaram da tradicional procissão e das celebrações no Parque da Medianeira. O evento, iniciado na sexta-feira (8), teve atividades de reflexão, música e momentos de fé. Fiéis de São Gabriel também marcaram presença por meio de excursão organizada pela Reck Turismo.
Cerca de 250 mil pessoas participaram da procissão que foi da Catedral até o Parque da Medianeira |
Imagem saiu da Catedral em torno das 8h40 de domingo, percorrendo as principais ruas até o Parque |
Missas começaram pelas 6h na Catedral Metropolitana, no Centro de Santa Maria |
Essa foi a primeira Romaria após a concessão do título de "Rainha do Povo Gaúcho" pelo Papa Francisco. As celebrações começaram com a missa preparatória às 6h na Catedral Metropolitana de Santa Maria, na Avenida Rio Branco. Às 7h30min, uma multidão aguardava a saída da imagem da Rainha do Povo Gaúcho, que seguiu em procissão conduzida por autoridades religiosas, jovens romeiros e membros da Brigada Militar. Este ano, a procissão contou com a réplica da “Imagem Milagrosa”, pintada em 1930, com a inscrição “Salve Rainha do Povo Gaúcho”, título concedido pela Santa Sé em agosto.
Romaria foi a primeira após titulação concedida pela Santa Sé, em maio e oficializada em agosto |
Evento é tradicional em novembro e tem realização de três dias, além da trezena móvel em Santa Maria |
Por volta das 9h50min, a imagem chegou ao Parque da Medianeira, sendo recebida com aplausos. No Altar Monumento, o legado da Rainha do Povo Gaúcho foi lembrado por autoridades religiosas. Em ato simbólico, o arcebispo de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, entregou à Basílica uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeres. Em troca, recebeu um quadro de Nossa Senhora Medianeira das mãos do arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.
Durante o restante do dia, missas foram realizadas na Basílica. No Parque da Medianeira, os fiéis puderam aproveitar o domingo para adquirir artigos religiosos e alimentos, encerrando a celebração que reforça a devoção gaúcha à Medianeira de Todas as Graças.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 11/11/2024 08h13
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com