Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

20 novembro 2024

DESTAQUE | Seminário da Consciência Negra reúne cultura e debate sobre reparação em São Gabriel

Seminário da Consciência Negra do Poder Legislativo debateu sobre reparação, construção a ser debatida, tendo palestras e apresentações artísticas na tarde de terça (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Aconteceu na tarde desta terça-feira, no Espaço Garden, o 4° Seminário da Consciência Negra do Poder Legislativo de São Gabriel. O evento reuniu autoridades, grupos culturais e o público em geral, que prestigiaram palestras sobre o tema "Reparação: uma construção a ser debatida", além de diversas apresentações artísticas.

O presidente Moisés Marques abriu e encerrou o encontro, destacando reflexões sobre o tema central do seminário e a importância de manter esse debate em todas as esferas da comunidade.

A rodada de palestras foi iniciada pelo professor e radialista José Fernando dos Santos, que abordou a vida do irmão marista gabrielense Valeriano da Rosa por meio do tema "Negro: sua contribuição para a sociedade e educação". Na sequência, Carlos Dutra falou sobre o desenvolvimento da cultura afro na fronteira Brasil-Uruguai, com a participação do grupo Nagô Candombe.

A cultura foi representada por apresentações da Associação Capoeira Luna Oxóssi, da Escola de Tamboreiros Jejê Nagô Vodum, de São Gabriel, e da banda Afro Odú. As palestras continuaram com Pingo Borel, Griô, educador social, palestrante, músico e fluente em iorubá, a língua geral dos negros. Filho do Mestre Borel, reconhecido pesquisador e profundo conhecedor da cultura afro-brasileira, Pingo destacou a importância das tradições e da figura do Alabe, posição ocupada por seu pai, considerado o mais antigo na história.

O evento também prestou uma homenagem singela e emocionante à professora Cleusa Regina da Rosa Corrêa, falecida neste ano. A homenagem foi recebida por sua filha, a professora e pedagoga Lourdes Florence da Rosa. O vereador Moisés Marques encerrou o evento agradecendo a todos os participantes e colaboradores.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 20/11/2024 17h37 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.