Aconteceu na tarde desta terça-feira, no Espaço Garden, o 4° Seminário da Consciência Negra do Poder Legislativo de São Gabriel. O evento reuniu autoridades, grupos culturais e o público em geral, que prestigiaram palestras sobre o tema "Reparação: uma construção a ser debatida", além de diversas apresentações artísticas.
O presidente Moisés Marques abriu e encerrou o encontro, destacando reflexões sobre o tema central do seminário e a importância de manter esse debate em todas as esferas da comunidade.
A rodada de palestras foi iniciada pelo professor e radialista José Fernando dos Santos, que abordou a vida do irmão marista gabrielense Valeriano da Rosa por meio do tema "Negro: sua contribuição para a sociedade e educação". Na sequência, Carlos Dutra falou sobre o desenvolvimento da cultura afro na fronteira Brasil-Uruguai, com a participação do grupo Nagô Candombe.
A cultura foi representada por apresentações da Associação Capoeira Luna Oxóssi, da Escola de Tamboreiros Jejê Nagô Vodum, de São Gabriel, e da banda Afro Odú. As palestras continuaram com Pingo Borel, Griô, educador social, palestrante, músico e fluente em iorubá, a língua geral dos negros. Filho do Mestre Borel, reconhecido pesquisador e profundo conhecedor da cultura afro-brasileira, Pingo destacou a importância das tradições e da figura do Alabe, posição ocupada por seu pai, considerado o mais antigo na história.
O evento também prestou uma homenagem singela e emocionante à professora Cleusa Regina da Rosa Corrêa, falecida neste ano. A homenagem foi recebida por sua filha, a professora e pedagoga Lourdes Florence da Rosa. O vereador Moisés Marques encerrou o evento agradecendo a todos os participantes e colaboradores.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 20/11/2024 17h37
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com