Advogada e professora universitária, Isabelle Antonello fez história ao ser a mulher mais votada na política rosariense, eleita pelo PDT (foto divulgação) |
Depois de uma legislatura sem representatividade feminina, Rosário do Sul voltou a eleger uma mulher de forma histórica no último domingo, 6 de outubro. A advogada e professora da Urcamp São Gabriel, Isabelle Antonello, do PDT, foi a segunda candidata mais votada no pleito de 2024 e a mulher mais votada da história do Legislativo rosariense, com 1.389 votos.
Isabelle integrará a bancada do PDT, que também contará com o vereador eleito Tiago Menezes, o mais votado deste ano com 1.470 votos, além dos reeleitos Osiel Barcellos e Alessandro Chaves. Com essa votação, a advogada e futura vereadora superou o recorde de votos femininos no Legislativo local, que anteriormente pertencia à saudosa vereadora Cíntia Souza, também do PDT, com 876 votos em 2004.
A última legislatura com mulheres foi eleita em 2016, com Jalusa Souza (PP, que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral), Catarina Vasconcelos Severo (PPS, hoje Cidadania) e Maria Eugênia Nunes Dutra (PDT). Em 2020, nenhuma mulher foi eleita. A candidata mais próxima disso foi Daniele Milan, do extinto PTB, com 292 votos.
Na Urcamp, ela leciona as disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Administrativo e Estágio Supervisionado. A eleição de Isabelle carrega muitos significados. Ela é filha do ex-prefeito Luiz Henrique Antonello, que foi retirado do poder em 2014, além de ter sido eleita em sua primeira candidatura com a promessa de representar as mulheres, a juventude, a diversidade e a inclusão no Legislativo rosariense.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 09/10/2024 15h16
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com