Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

04 outubro 2024

MEMÓRIA | Os dias em que Cid Moreira passou por São Gabriel

Cid Moreira esteve em São Gabriel nos anos 90, acompanhando a então esposa Ulhiana, que movia ação para anular impedimento de reconhecimento como herdeira de Gregório Naumtchyk (foto divulgação/arquivos Beraldo Figueiredo)

Falecido nesta quinta-feira, 3 de outubro, aos 97 anos, o jornalista e locutor Cid Moreira esteve em São Gabriel na década de 1990.
Jornais da época relatam que sua esposa na época, Maria Ulhiana Barreto Naumtchyk, moveu uma ação judicial para impedir a anulação da nomeação dela e de sua irmã como herdeiras do espólio de Gregório Naumtchyk. Elas teriam direito aos bens do falecido, incluindo terrenos que deram origem ao bairro São Gregório. Maria Ulhiana venceu a ação, mas não a executou e desistiu anos depois.

As informações foram repassadas à reportagem pelo historiador e professor Beraldo Figueiredo, com base em arquivos do antigo jornal Folha da Cidade, em reportagem de Paulo Elmano Borges. Cid Moreira esteve em São Gabriel em março de 1994, acompanhando Ulhiana, que movia ação contra Maria Furtat Naumtchyk, contestando a anulação do reconhecimento de Ulhiana e de sua irmã, Maria Madelen Barreto Naumtchyk, como herdeiras. O caso teve repercussão na época devido à presença do apresentador no município. A disputa envolvia também o bairro São Gregório, constituído por famílias de trabalhadores que haviam adquirido terrenos por meio de um inventário que excluía as duas herdeiras.

Posteriormente, Maria Ulhiana moveu uma ação de danos morais e pessoais contra o apresentador, devido à repercussão do caso. Cid Moreira, em defesa, afirmou que ninguém ficaria sem sua casa ou terreno. Embora tenha vencido a ação, Ulhiana desistiu de executá-la, considerando que muitas famílias já estavam estabelecidas nas propriedades, informou Beraldo.

A visita de Cid Moreira a São Gabriel causou grande agitação na cidade. Além de conceder uma coletiva de imprensa, segundo relatos em redes sociais, ele foi entrevistado pela Rádio 98 FM, tirou fotos com o saudoso José Moacir, conhecido como "Boca", e gravou uma participação com Dagoberto Focaccia para o programa "Chasque da Amizade" da Rádio Batovi. O taxista Sérgio Alves também informou que Cid Moreira comprou um vinho de garrafão na antiga Fruteira do Polaco. O jornalista ainda teria visitado a antiga Escola Municipal Borges Fortes (hoje Instituto Federal Farroupilha).

Cid Moreira foi ainda entrevistado pelo jornal Zero Hora e fez uma sessão de fotos com a então esposa na lateral da Estação Rodoviária, voltada para o Hotel São Luiz. Anos depois, as terras foram destinadas à formação do bairro São Gregório. Ele foi casado com Ulhiana de 1993 até 2000. Esta é uma memória da passagem de um dos maiores comunicadores do Brasil pela Terra dos Marechais.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 04/10/2024 12h50 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.