![]() |
Tempestade solar pode afetar a Terra nesta quinta-feira (foto divulgação) |
Uma bola de plasma e seu campo magnético (invisíveis), expelidos pelo Sol, devem atingir a Terra na manhã desta quinta-feira (10), conforme previsão de meteorologistas norte-americanos. O fenômeno pode gerar auroras boreais e outras consequências, como distúrbios em satélites e sistemas de comunicação.
O evento, conhecido como tempestade geomagnética, ocorre quando o Sol atinge o pico de seu ciclo de 11 anos, período em que sua atividade aumenta significativamente. Em maio deste ano, o planeta experimentou tempestades geomagnéticas intensas, que resultaram em fenômenos luminosos em áreas distantes dos polos.
De acordo com Shawn Dahl, do Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos, a ejeção de massa coronal (EMC) deve chegar à Terra entre a manhã e o meio-dia desta quinta-feira, horário da Costa Leste dos EUA, podendo se estender até o dia seguinte. Com a EMC se deslocando a uma velocidade de 4 milhões de quilômetros por hora, foi ativada uma vigilância de tempestade geomagnética de nível 4 (G4), o segundo mais alto na escala.
Ainda segundo Dahl, as previsões mais precisas só poderão ser feitas entre 15 e 30 minutos antes do impacto, quando os dados dos satélites de monitoramento forem cruzados. A Agência Federal para a Gestão de Emergências (FEMA) e empresas que gerenciam a rede elétrica americana já foram notificadas para que possam tomar medidas preventivas.
Essas tempestades solares podem afetar tecnologias como sinais de rádio e sistemas GPS, além de gerar auroras visíveis em regiões distantes dos polos, como Califórnia e Alabama, nos Estados Unidos. As auroras serão mais perceptíveis em áreas com pouca iluminação artificial e, em alguns casos, poderão ser registradas por câmeras, mesmo que não sejam visíveis a olho nu.
Com informações de Zero Hora e AFP
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/10/2024 07h49
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com