![]() |
Neste domingo, 22 de setembro, Miguel Varella, ou o "Doutor Varella", como era carinhosamente conhecido, completaria cem anos (foto arquivo pessoal/Beraldo Figueiredo/divulgação) |
Neste domingo, 22 de setembro, o saudoso médico humanitário Miguel Vinhas Varella, sempre lembrado pelos gabrielenses, completaria 100 anos. Nascido em Bagé, em 22 de setembro de 1924, o médico estaria chegando ao centenário. Mesmo não estando mais entre nós, continua sendo lembrado como exemplo de humildade e dedicação aos seus pacientes.
Filho de Alcides Gomes Varella e Manoela Vinhas Varella, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, no dia 12 de novembro de 1954. Casou-se com Lecy Silveira Varella e teve seis filhos.
Estagiou na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, onde expressava sua gratidão por ter aprendido valiosas lições com o enfermeiro Guaçu, a Madre Wilibalda e a Irmã Mercedes, que o ajudaram a solidificar seus conhecimentos em obstetrícia. Foi também o fundador da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em São Gabriel, onde ele próprio desenhava os aparelhos para exercícios físicos, que eram confeccionados na marcenaria do Patronato. Ele também trazia objetos para ludoterapia de Porto Alegre.
Dr. Varella prestou serviços à população na Santa Casa de Caridade por mais de 44 anos. Em sua homenagem, a mesa administrativa da Santa Casa, por meio do provedor Roque Montagner, instalou uma placa designativa na UTI da instituição. Organizou o primeiro plantão médico junto com seus colegas, que funcionava 24h em seu consultório, localizado em frente à Santa Casa, onde atualmente está o Laboratório Ney Ramalho.
Fez dupla com o Dr. Dirceu Menna Barreto, sendo ambos amigos e colegas. Era conhecido por sua humildade e simplicidade no trato com os pacientes, sendo humano ao lidar com aqueles angustiados pela dor e pela doença. Com muito trabalho e sacrifício, fundou a Clínica Santo Antônio em 16 de junho de 1971, especializada em cirurgia, obstetrícia, ginecologia e traumatologia, com a colaboração do Dr. Maci Bueno. Hoje, o prédio abriga a Previtta Assistencial.
Nas horas vagas, Dr. Varella esculpia estátuas e estatuetas com grande habilidade. Foi homenageado pela Prefeitura de São Gabriel nas comemorações da Semana da Pátria de 2004, mas, ironicamente, seu colega e amigo Eglon Meyer Corrêa faleceu no dia do desfile, em 7 de setembro. Foi distinguido em vida com vários títulos e reconhecimentos, entre eles de Cidadão Gabrielense.
Dr. Varella faleceu em 30 de junho de 2009, aos 84 anos, em sua residência. Sua memória permanece viva, sendo lembrado com saudade e nostalgia e como o homem íntegro, honesto e trabalhador que foi, além de ser solidário com a dor do próximo.
(com informações de Beraldo Figueiredo no Facebook e Jornal da Cidade)
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 22/09/2024 12h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com