Nascido em São Gabriel, Leonardo Caldas Vargas faria 41 anos em dezembro, foi encontrado sem vida em São Paulo, onde morava; despedidas deverão ser na terra natal (foto arquivo pessoal) |
Morreu neste sábado (28), aos 40 anos, o jornalista gabrielense Leonardo Caldas Vargas. A morte foi informada por sua mãe, Adriana Caldas, nas redes sociais. Ele atuava desde fevereiro como coordenador de operações jornalísticas do Canal Rural e estava finalizando um livro sobre a Casa de Cultura Mario Quintana. Vargas foi encontrado sem vida na manhã deste sábado em seu apartamento em São Paulo.
Ainda não há informações sobre a causa da morte, assim como sobre o sepultamento, que deverá ocorrer em São Gabriel. Leonardo foi criado pelos avós maternos, Margot e Arthur Francisco, que faleceu recentemente. Arthur era professor, cirurgião-dentista e ex-secretário municipal de saúde de São Gabriel.
Leonardo formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). No Grupo RBS, trabalhou como editor de telejornais na extinta TVCom e foi diretor do programa Bate Bola. Também atuou como produtor e editor na Rádio Gaúcha, inclusive no programa Confraria do Show dos Esportes, apresentado por Pedro Ernesto Denardin.
Vargas também foi repórter de política na revista Veja e assessorou diversos órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o Senado Federal. Além disso, tinha experiência na produção e direção de documentários e na organização de obras literárias.
Uma de suas últimas reportagens de destaque na Veja, que ganhou repercussão nacional, abordou um esquema planejado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o senador Marcos do Val (Podemos). A intenção era gravar uma conversa com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, para tentar anular as eleições de 2022. A trama foi desmascarada pela reportagem.
Segundo colegas de imprensa, Vargas estava preparando o livro Casa de Cultura Mario Quintana: Do sonho à realidade, em parceria com a fotógrafa Dulce Helfer. O lançamento estava previsto para fevereiro de 2025. Amigos o descreveram como "muito emotivo e querido". O velório e o sepultamento ainda não foram marcados. Nossos sentimentos à família.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 29/09/2024 16h45
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com