Cade aprovou compra de plantas frigoríficas do Marfrig pela Minerva Foods, entre elas a de São Gabriel (foto arquivo C7) |
O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, na quarta-feira (25), a aquisição pela Minerva de parte dos negócios de carnes bovina e ovina da Marfrig. Os conselheiros deram aval unânime ao acordo bilionário, mas impuseram medidas para mitigar os impactos concorrenciais. Entre as unidades incluídas na operação, que deverá custar R$ 7,5 bilhões, estão as plantas de São Gabriel, Alegrete e Bagé.
Segundo a Minerva, a planta de Pirenópolis (GO), sobre a qual o Cade aplicou medidas para aprovar a operação, está fechada desde 2010 e não há planos de reabertura. A unidade deverá ser vendida em até um ano. O negócio entre as empresas, anunciado em agosto do ano passado, soma R$ 7,5 bilhões e envolve também unidades de abate de bovinos e ovinos da Marfrig na Argentina, Chile e Uruguai.
Ainda não há definições sobre a geração de empregos nas plantas da Marfrig no RS, agora sob controle da Minerva. O Frigorífico Pampeano, em Hulha Negra, continuará sob controle da Marfrig. Os sindicatos de trabalhadores das indústrias da alimentação deverão se manifestar após a conclusão da venda, prevista para ocorrer até outubro.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 30/09/2024 08h54
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com