Mesmo com o mau tempo, solenidade festiva foi realizada nas garagens do 9º RCB, na manhã desta segunda, 23 de setembro (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Mesmo com a forte chuva, que obrigou a mudança do local da cerimônia, o 9º Regimento de Cavalaria Blindado — Regimento João Propício realizou na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, sua formatura alusiva aos 106 anos da unidade e ao centenário de sua chegada a São Gabriel. A solenidade foi marcada por momentos distintos, incluindo a inauguração de uma linha do tempo no acervo militar, o lançamento da revista comemorativa do centenário e a formatura militar, realizada nas garagens, em frente à pista de saltos.
No primeiro momento, linha do tempo histórica e placa alusiva foram inaugurados no acervo histórico |
Revista histórica dos 100 anos foi entregue aos presentes, é uma atualização documental de obras lançadas anteriormente sobre a história do Regimento |
Com a presença de autoridades civis e militares, o primeiro momento ocorreu no acervo militar, onde foi inaugurada a linha do tempo, que traça a história desde a criação do 2º Corpo de Trem, em Juiz de Fora, Minas Gerais, até sua oficialização como o 9º RCB em 28 de setembro de 1918, data de fundação da unidade. A linha também retrata a chegada do regimento a São Gabriel, em 1924, ainda como 14º Regimento de Cavalaria Independente (RCI). Além disso, foi inaugurada uma placa alusiva à data comemorativa.
Segundo o comandante da unidade, Tenente-Coronel Camilo Augusto de Lima Mota, que também participou da edição da revista, a publicação, com 32 páginas, atualiza o conteúdo do livro 9º RCB - Regimento João Propício, lançado em 2016, de autoria do então comandante, Coronel Evandro Itamar Lupchinski, do Coronel da reserva Luiz Ernani Caminha Giorgis e do historiador Osório Santana Figueiredo. Na revista, além dos militares que redigiram, colaboraram na pesquisa e revisão os professores Beraldo Lopes Figueiredo, curador do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim e Jaime Tadeu Barbosa Viviam Júnior, presidente do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, de Bagé.
Tenente-Coronel Camilo Mota salientou a importância do Regimento na história gaúcha e brasileira |
No segundo momento, foi realizada a formatura geral, que, devido ao mau tempo, ocorreu nas garagens em frente à pista de saltos Capitão Dani. Durante a cerimônia, foram entregues os diplomas de "Amigo do Regimento" e a Medalha João Propício a autoridades civis e militares. A programação foi encerrada com um almoço no Clube dos Subtenentes e Sargentos do 9º RCB. Um jantar-baile festivo será realizado no início de outubro, em data a ser confirmada.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 23/09/2024 22h19
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com