Os candidatos Lucas Menezes (União Brasil) e Malu Bragança (PDT) se enfrentaram no aguardado primeiro debate eleitoral, realizado pela Rádio São Gabriel, na noite de quarta-feira, 18 de setembro. O evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e teve três horas de duração, dividido em cinco blocos nos quais os candidatos apresentaram suas propostas para governar São Gabriel.
Acompanhados de suas assessorias, os candidatos discutiram temas como saúde, infraestrutura, educação e outros assuntos relevantes. Nos dois primeiros blocos, os temas foram sorteados previamente, e a ordem das perguntas foi decidida logo após a escolha de quem iniciaria. Nos três últimos blocos, os candidatos debateram temas livres, com direito a réplica e tréplica. Não faltaram os tradicionais ataques e cobranças, mas o debate manteve um nível elevado e respeitoso.
A mediação ficou a cargo do gerente da emissora, Amir Giovani Semhan, auxiliado pelos colegas Caco Freitas e Catiana Martins. Uma comissão fiscalizadora, composta por Giancarlo Bina, Paulo Barrozo e José Larri Pinto, avaliava os pedidos de direito de resposta — apenas dois foram feitos, um de cada lado, ambos negados por falta de embasamento. O debate foi acompanhado pelas assessorias dos candidatos e a imprensa local.
Do lado de fora, sob a vigilância da Brigada Militar, as militâncias ocuparam as esquinas da Rua General Mallet, torcendo e vibrando a cada manifestação dos candidatos. Ao final, o evento foi considerado um sucesso, com cada militância proclamando vitória para seu respectivo candidato. Um novo debate está marcado para 2 de outubro, no mesmo local e horário, na semana decisiva das eleições. A rádio está de parabéns pela organização do evento, sem transtornos quaisquer.
Confira o que cada assessoria disse, na íntegra, em ordem alfabética:
O candidato da coligação "São Gabriel nos Une", Lucas Menezes, venceu o primeiro embate com a candidata de oposição, no debate realizado pela Rádio São Gabriel, na noite de quarta (18/09), na Câmara de Vereadores. O atual prefeito apresentou propostas claras de gestão para os setores de Saúde, Educação e infraestrutura, enquanto a adversária tentou minimizar investimentos que beneficiaram milhares de gabrielenses, como: pavimentação - que vai chegar a 100 quadras ainda em 2024 (com obras ainda em andamento) e melhorias em setores da Saúde, como Terceiro Turno e Telemedicina, ambos na UBS Brandão Júnior.
Mostrando tranquilidade em todos os blocos, o candidato descreveu as propostas e apontou como serão efetivadas; do outro lado, a adversária apresentou propostas que já estão em execução na atual gestão, como escola em Turno Integral, Escola Cívico Militar e a manutenção de investimentos em merenda, uniformes e materiais escolares. Hoje, quase 7 mil estudantes já estão sendo assistido pela gestão Lucas Menezes.
O candidato ainda esclareceu os motivos que impediram que o projeto fosse executado, como a contratação de financiamento no valor R$ 30 milhões. O valor deveria ser usado em infraestrutura urbana e rural neste ano e chegou a ser aprovado na Câmara de Vereadores (com voto contrário da candidata de oposição). Mas, acabou perdendo o prazo em razão dos vários pedidos de vista no Legislativo. "O empréstimo não foi contraído devido a manobras legislativas (orquestradas pela candidata de oposição), o projeto ficou cerca de 40 dias na Câmara com pedidos de vistas. Esse empréstimo, hoje, faria a diferença para muitos gabrielenses. E, só não foi possível porque a candidata priorizou os interesses políticos acima dos interesses da comunidade", disse Lucas.
“São Gabriel assistiu hoje o maior festival de promessa da sua historia política. Para fazer tudo o que a nossa adversária prometeu só hoje, precisaria cinco orçamentos da nossa cidade. Essa a nossa diferença. Ela é promessa em cima de promessa. Nós somos um caminho seguro, com os pés no chão, mas olhando para o futuro. Mas para o futuro de verdade e não de ilusão e promessas impossíveis. Náo adianta só falar bonito, porque vendedor de ilusão sempre fala bonito e depois nao entrega. Pra ser prefeito de São Gabriel tem que ter responsabilidade com o dinheiro público”, finalizou.
A candidata da coligação "São Gabriel com Esperança" (PDT-PRD-PSB-Avante-Podemos-PSDB/Cidadania), Malu Bragança (PDT), saiu vitoriosa do debate promovido pela Rádio São Gabriel, realizado na noite de quarta-feira, 18 de setembro. Com perguntas diretas e respostas claras, Malu se destacou ao dominar o debate.
Em todas as áreas discutidas, a candidata explicou com segurança e clareza as propostas de seu Plano de Governo, disponível no site www.malubraganca.com.br, destacando o que será feito e como será feito. "Nosso plano de governo foi feito ouvindo todos os segmentos da comunidade gabrielense e estará em constante atualização, pois continuaremos a ouvir os gabrielenses", afirmou.
Malu também falou sobre o empréstimo de 30 milhões de reais, que foi aprovado, mas a atual gestão não conseguiu realizar, além de esclarecer o que será feito em áreas como saúde, educação e infraestrutura, todas descritas no Plano de Governo, explicando de forma clara como serão colocadas em prática.
"Vamos buscar parcerias onde for necessário e bater à porta de quem for preciso para realizar projetos e ações que ajudem a comunidade gabrielense. Nosso objetivo é fazer um governo para todos. No debate, pudemos apresentar nossas propostas, discutir ideias, desfazer boatos e esclarecer muitas dúvidas", concluiu.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações das assessorias dos candidatos
Data: 19/09/2024 08h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com