Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

CarnaBagual Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

CarnaBagual Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

13 setembro 2024

DESPEDIDA | São Gabriel perde Geraldo Estrázulas Pereira de Souza, líder do agronegócio gaúcho

Produtor rural Geraldo Estrázulas Pereira de Souza, liderança na pecuária gaúcha, faleceu nesta sexta aos 89 anos; velório inicia na noite desta sexta-feira, 13 de setembro (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

O agronegócio gabrielense e gaúcho perdeu um grande expoente do setor nesta sexta-feira, 13 de setembro. Faleceu o empresário, produtor rural e ex-presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Geraldo Estrázulas Pereira de Souza, conhecido como Dr. Geraldo, aos 89 anos. O velório ocorrerá na Capela Nobre da Funerária Santa Rita, a partir das 21h desta sexta, e o sepultamento será às 10h no Cemitério da Santa Casa de São Gabriel.

Geraldo, que também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Hereford e Braford, além de proprietário da Estância do Bolso, estava hospitalizado em Porto Alegre, de onde o corpo será transladado. Nascido em 15 de janeiro de 1935, o pecuarista formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele também realizou pós-graduação com bolsa de estudos da Fundação Rockefeller, na Universidade de Chapingo, no México, e cursou uma segunda pós-graduação na Universidade de Palmira, na Colômbia.

Pecuarista de renome internacional e grande liderança do agronegócio gaúcho e brasileiro, Geraldo representou o Brasil na Exposição Internacional de Agricultura em Regina, no Canadá, em 1980. Ao longo de sua carreira, realizou expedições de estudos para países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Proprietário da Cabanha do Bolso, em Santa Margarida do Sul, referência na criação de Hereford e Braford há mais de 60 anos, também era responsável por outros empreendimentos, como a Bolso Empreendimentos e Participações, Bolso Cereais e a Rural Master Consultoria e Planejamento.

Entre 1967 e 1971, foi técnico da Associação Brasileira de Ovinos. Exerceu a presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Hereford e Polled Hereford em duas gestões e atuou como Coordenador do Conselho Nacional da Pecuária de Corte no Rio Grande do Sul. Além disso, foi conselheiro do Instituto Riograndense da Carne e da Cooperativa de Lã Tejupá, além de presidir o Sindicato Rural de São Gabriel em várias gestões.

Em 1985, concorreu à presidência da Federação da Agricultura do RS (Farsul) contra o bajeense Ary Faria Marimon. Também era filiado à FIERGS (Federação das Indústrias do RS).

Geraldo foi uma das principais lideranças consultadas para a redação dos artigos da Constituição de 1988 referentes à política rural. Ele mantinha diálogo frequente com ministros, diplomatas, senadores e ex-presidentes da República, como José Sarney. Também foi integrante da União Democrática Ruralista (UDR).

Casado por décadas com Dalie Maria Ferreira Pereira de Souza, falecida em 2016, Geraldo deixa os filhos Francisco Geraldo (Geraldinho), Marília e José Olímpio, além dos netos. Lideranças do agronegócio de todo o Brasil lamentaram sua perda. O prefeito Lucas Menezes assinou nesta manhã o decreto executivo 68/2024, declarando luto oficial de três dias em São Gabriel.

À família, nossos sentimentos.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 13/09/2024 16h24 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.