O agronegócio gabrielense e gaúcho perdeu um grande expoente do setor nesta sexta-feira, 13 de setembro. Faleceu o empresário, produtor rural e ex-presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Geraldo Estrázulas Pereira de Souza, conhecido como Dr. Geraldo, aos 89 anos. O velório ocorrerá na Capela Nobre da Funerária Santa Rita, a partir das 21h desta sexta, e o sepultamento será às 10h no Cemitério da Santa Casa de São Gabriel.
Geraldo, que também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Hereford e Braford, além de proprietário da Estância do Bolso, estava hospitalizado em Porto Alegre, de onde o corpo será transladado. Nascido em 15 de janeiro de 1935, o pecuarista formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele também realizou pós-graduação com bolsa de estudos da Fundação Rockefeller, na Universidade de Chapingo, no México, e cursou uma segunda pós-graduação na Universidade de Palmira, na Colômbia.
Pecuarista de renome internacional e grande liderança do agronegócio gaúcho e brasileiro, Geraldo representou o Brasil na Exposição Internacional de Agricultura em Regina, no Canadá, em 1980. Ao longo de sua carreira, realizou expedições de estudos para países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.
Proprietário da Cabanha do Bolso, em Santa Margarida do Sul, referência na criação de Hereford e Braford há mais de 60 anos, também era responsável por outros empreendimentos, como a Bolso Empreendimentos e Participações, Bolso Cereais e a Rural Master Consultoria e Planejamento.
Entre 1967 e 1971, foi técnico da Associação Brasileira de Ovinos. Exerceu a presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Hereford e Polled Hereford em duas gestões e atuou como Coordenador do Conselho Nacional da Pecuária de Corte no Rio Grande do Sul. Além disso, foi conselheiro do Instituto Riograndense da Carne e da Cooperativa de Lã Tejupá, além de presidir o Sindicato Rural de São Gabriel em várias gestões.
Em 1985, concorreu à presidência da Federação da Agricultura do RS (Farsul) contra o bajeense Ary Faria Marimon. Também era filiado à FIERGS (Federação das Indústrias do RS).
Geraldo foi uma das principais lideranças consultadas para a redação dos artigos da Constituição de 1988 referentes à política rural. Ele mantinha diálogo frequente com ministros, diplomatas, senadores e ex-presidentes da República, como José Sarney. Também foi integrante da União Democrática Ruralista (UDR).
Casado por décadas com Dalie Maria Ferreira Pereira de Souza, falecida em 2016, Geraldo deixa os filhos Francisco Geraldo (Geraldinho), Marília e José Olímpio, além dos netos. Lideranças do agronegócio de todo o Brasil lamentaram sua perda. O prefeito Lucas Menezes assinou nesta manhã o decreto executivo 68/2024, declarando luto oficial de três dias em São Gabriel.
À família, nossos sentimentos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 13/09/2024 16h24
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com