Sílvio Santos faleceu neste sábado, 17 de agosto, aos 93 anos, em decorrência de infecção gerada por H1N1 (foto Lourival Ribeiro/SBT) |
O Brasil perdeu neste sábado, 17 de agosto, um de seus maiores comunicadores. Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, faleceu aos 93 anos em São Paulo, onde estava hospitalizado desde o início do mês. Atendendo a seus últimos desejos, o velório e o sepultamento serão realizados em uma cerimônia restrita à família.
Silvio estava internado devido a uma infecção causada pelo vírus H1N1, que evoluiu para broncopneumonia. Durante o sábado, colegas de TV, apresentadores e artistas prestaram homenagens nas redes sociais. Silvio Santos foi o nome mais importante do entretenimento televisivo brasileiro, especialmente à frente do "Programa Silvio Santos", que comandou desde 1963. Além disso, foi o fundador de um conglomerado bilionário que criou marcas como Jequiti, Tele Sena e Baú da Felicidade, e dono das emissoras TVS e SBT.
Inicialmente internado no Hospital Albert Einstein, Silvio havia recebido alta, mas foi re-hospitalizado em 1º de agosto. O apresentador deixa a viúva, Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978, seis filhas — Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, do casamento com Íris, e Cíntia e Silvia, do primeiro casamento com Cidinha, falecida em 1977 —, além de 14 netos e 4 bisnetos.
A carreira de Silvio Santos começou como camelô. Em 1958, ele assumiu a empresa Baú da Felicidade, após comprá-la de Manoel da Nóbrega, iniciando sua trajetória empresarial. Ao mesmo tempo, ingressou na televisão, passando pelas emissoras TV Tupi e Globo, até fundar o SBT em 1981. Em 1989, chegou a concorrer à presidência da República, liderando as pesquisas, mas teve sua candidatura impugnada.
Em 2001, foi homenagado no Carnaval carioca pela Escola de Samba Tradição e meses depois, foi vítima de um sequestro após sua filha, Patrícia Abravanel, ter sido libertada. Silvio foi mantido refém por sete horas em sua casa, em uma invasão do sequestrador Fernando Dutra Pinto. Silvio Santos apresentou seu programa pela última vez em 2021, durante a pandemia de Covid-19, passando a responsabilidade para Patrícia, que assumiu o comando do programa e das empresas junto às demais filhas.
A TV Globo dedicou grande parte de sua programação deste sábado para homenagear o apresentador. O SBT, atendendo a um pedido feito por Silvio em vida, não interrompeu a programação — que exibia o "Sábado Animado" — e anunciou sua morte apenas nas redes sociais e na TV, após o encerramento do programa. Com a morte de Silvio Santos, encerra-se um importante capítulo da televisão e da comunicação brasileira e reverencia-se o seu legado no Brasil.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 17/08/2024 17h05
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com