Um assalto a um hotel na cidade de Mato Castelhano, na Região Norte do Estado, resultou na morte de dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na madrugada desta quinta-feira (25). Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, e Felipe Turchetto, 35 anos, chegaram ao local no momento do assalto e foram baleados durante a ação dos criminosos.
Eles, juntamente com um colega professor, estavam hospedados no hotel onde, nesta sexta-feira, acompanhariam quinze alunos em uma visita técnica à Floresta Nacional de Passo Fundo, nas proximidades. O hotel não possui câmeras de monitoramento.
Segundo o comando do 3º Regimento de Polícia Montada (3°RPMon), os dois assaltantes estavam hospedados no hotel e, por volta das 3h, renderam hóspedes, funcionários e a proprietária do estabelecimento. Os reféns foram amarrados em um cômodo, e a proprietária foi levada para uma sala separada para fazer transferências por Pix aos criminosos.
Os professores chegaram ao local no momento do assalto e foram baleados — há a informação extraoficial de que eles teriam tentado proteger os alunos ou pedir calma aos bandidos e, por isso, foram atingidos. Os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados pela Brigada Militar e Polícia Civil, que realizam buscas. Eles fugiram em um veículo Ford Fusion.
A Universidade Federal de Santa Maria divulgou uma nota de pesar pelo ocorrido e declarou luto oficial por um dia. A morte dos professores chocou a comunidade acadêmica da UFSM, causando consternação entre alunos e professores no campus em Santa Maria.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 25/07/2024 15h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com