No último sábado, 13 de julho, a região da Fronteira Oeste conheceu um novo atrativo que promete impulsionar o turismo na Metade Sul. Em uma iniciativa da Giordani Turismo, em parceria com a Marcopolo e a Vinícola Almadén, o Trem do Pampa fez sua viagem inaugural com a presença de autoridades, imprensa e convidados, em Santana do Livramento. O trajeto terá sua primeira viagem aberta ao público no próximo sábado, 20 de julho, mas os ingressos já estão esgotados.
Inauguração para a história
A cerimônia de inauguração aconteceu no Largo da Estação Férrea, que foi completamente renovado para receber o projeto turístico. A novidade foi comemorada por moradores, agentes públicos e empresários da região, que esperam atrair turistas não apenas do Brasil, mas também do Uruguai e da Argentina. O Trem do Pampa é uma parceria entre a Giordani Turismo, o Miolo Wine Group e a Marcopolo Rail, e levou cerca de 13 anos para ser desenvolvido e concretizado.
Solenidade aconteceu em frente a Estação e mesmo com as baixas temperaturas, registrou grande público |
Família Giordani, proprietária da empresa, salientou persistência para trazer investimento para região |
Sonho Realizado
"Esse trem foi sonhado e desejado por muitos anos. Foram mais de 13 anos de muita persistência e confiança de que um dia ele se tornaria realidade. Nunca desistimos, pois acreditamos no potencial dessa cidade e da região como destino turístico. Hoje, finalmente vamos colocar o Trem do Pampa nos trilhos da Fronteira da Paz, um marco histórico, com muitos significados para todos nós", disse Andréia Zucchi, diretora da Giordani Turismo, que também é responsável pelos passeios turísticos Maria Fumaça, que atende Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa e o Parque Temático Epopeia Italiana, existente em Bento Gonçalves.
Inovação no Transporte
A Marcopolo Rail, parceira do projeto, desenvolveu o modelo de trem VLT Prosper especialmente para o Trem do Pampa. O gerente executivo da empresa, Petras Amaral Santos, destacou a inovação da iniciativa. "Esse projeto do Prosper VLT foi criado para a Giordani. Nós já temos um negócio com o Chile, que nasceu desse projeto, e estamos produzindo em escala industrial o mesmo produto para outro país, mostrando a importância desse projeto para o Brasil."
Importância para a Região
A secretária de Cultura e Turismo de Sant’Ana do Livramento, Sandra Pontes, reforçou a importância do projeto para a região. "Podemos dizer que o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento passa pelo turismo. Este trem é o que precisávamos para colocar Sant’Ana do Livramento e Rivera no mapa, porque somos uma cidade única", afirmou.
Descerramento da fita inaugural para o primeiro embarque do VLT Prosper, veículo usado para a viagem turística |
Primeiro embarque levou políticos e autoridades, rumo à estação Palomas, o que leva cerca de 1h20 |
A bordo, presentes recebem informações sobre a região e os pontos turísticos, degustação de vinhos e sucos e música gaúcha e uruguaia com artistas locais |
Há duas opções, ir até Palomas e retornar com translado de ônibus ou vice-versa |
Veículo tem capacidade para 100 passageiros, contando com poltronas confrortáveis, ar condicionado, sistema de televisão e banheiro |
Primeira Viagem
Após a solenidade, enquanto o trem era preparado para a primeira viagem de ida, o público presente saboreava um brunch com degustação de vinhos e sucos da Almadén. A primeira viagem, anunciada com o silvo do trem, embarcou autoridades e políticos. Enquanto isso, a imprensa e demais convidados seguiram até a Vinícola Almadén. O percurso do trem leva 1h20 e é realizado parte no trem e parte em transporte rodoviário.
Roteiro pela Vinícola Almadén
No meio do trajeto, os passageiros fazem um roteiro guiado pela Vinícola Almadén, visitando o Espaço Semente, o mirante com vista para o Cerro de Palomas e a cantina, além de participar de degustações de vinhos e sucos e compras no free shop, até o momento o único brasileiro em Livramento.
Durante 1h20, os passageiros percorrem 20 quilômetros pelas amplas planícies ao redor de Santana do Livramento. Partindo do centro da cidade ou da estação Palomas, no distrito de mesmo nome, o trem serpenteia pelo pampa da fronteira, passando por campos cobertos de geada ao amanhecer e dourados pelo sol ao entardecer.
Atrações ao Longo do Trajeto
Ao longo da ferrovia, os passageiros avistam casarões históricos, vinhedos, bosques e o Cerro Chato de Palomas, principal cartão-postal da região. Nos carros batizados de Tannat e Cabernet, com capacidade para até 100 passageiros, os turistas apreciam a vastidão do horizonte ao som de música nativista e pequenas apresentações de artistas gaúchos e uruguaios — na viagem inaugural, Alex Haar e Daniel Cavalheiro foram os responsáveis pelo repertório — enquanto saboreiam vinhos e sucos oferecidos no serviço de bordo.
Sobre o passeio
O passeio tem duração média de 3 horas, e os bilhetes custam R$ 135 (incluindo trem, transfer rodoviário, degustação a bordo e visita à Vinícola Almadén) e as viagens serão sempre aos sábados, a partir das 9h. A aquisição pode ser feita pelo site tremdopampars.com.br, pela Central de Vendas (55) 3965-0088 ou diretamente na Estação de Sant’Ana do Livramento (R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro). Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo, e moradores de Sant’Ana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação, mediante apresentação de comprovante, válido para compra presencial ou via Central.
Fechando a programação, Almadén realizou jantar festivo pelos seus 50 anos na sua sede, em Palomas |
Pedra fundamental que marca a data foi inaugurada pela direção do grupo Miolo, proprietário da marca |
Atrações musicais como Daniel Cavalheiro e Nicole Carrion entreteram os presentes ao evento |
Jantar Festivo de 50 Anos da Almadén
À noite, convidados e imprensa foram recepcionados pela Almadén em um jantar festivo comemorativo dos 50 anos da vinícola, que contou com um serviço completo de vinhos e sucos da marca, além de um jantar campeiro à base de carne de cordeiro e shows com Daniel Cavalheiro e Nicole Carrion. Uma pedra monumental marcando os 50 anos foi inaugurada pelos representantes da família Miolo e da diretoria da Almadén.
O jornalista Marcelo Ribeiro viajou à convite da Giordani Turismo e Pauta Conexão & Conteúdo
Confira as fotos do evento e os vídeos, estão na seção "Vídeos" de nossa página no Facebook ou em nosso canal no YouTube:
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 15/07/2024 16h48
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com