O Prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, assinou na manhã desta segunda-feira (1º), o termo de adesão ao chamamento público 01/23 do Programa Mais Médicos, colocando São Gabriel entre os municípios que concorrem à implantação de uma Faculdade Riograndense de Medicina. A cerimônia ocorreu no Salão da CDL, com a presença de autoridades, imprensa e convidados. O programa está ligado aos Ministérios da Saúde e da Educação.
Ato contou com boa presença de autoridades locais e regionais, de saúde e educação |
Prefeito Lucas Menezes salientou benefícios que município pode ser caso seja aprovado |
O projeto que apresentou a candidatura de São Gabriel para abrigar uma faculdade de medicina no município tem o apoio de Rosário do Sul e Alegrete. A apresentação do projeto, feita pelo prefeito Lucas Menezes, contou com a presença do prefeito de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira; das secretárias de Saúde de Alegrete, Nidiele de Almeida Benevides, e de São Gabriel, Kátia Raposo; e do professor Dr. Márcio Pereira Dias, representante da FARGS e Conselheiro de Educação do Distrito Federal. Direto de Brasília, por videoconferência, participaram a professora Drª Patricia Villas Boas, consultora educacional e ex-diretora da DIREG/MEC; a professora Drª Viviane Alves, doutora em educação e consultora da Villas Boas Consultoria Educacional; e o professor Luiz Antônio França, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Privados de Ensino Superior do Distrito Federal e mantenedor da Faculdade Riograndense de Medicina.
Apresentação foi feita online por dirigentes de mantenedoras e consultores em educação |
Projeto que deverá ser enviado para o Governo Federal foi apresentado ao público |
Assinatura foi realizada por prefeitos da região e demais agentes envolvidos nas intenções |
Segundo a Prefeitura, a Faculdade Riograndense de Medicina promete ser "um marco no desenvolvimento e na história de São Gabriel". O Secretário de Obras, engenheiro civil Vasco Neto, apresentou o projeto do campus da instituição a ser enviado para os Ministérios da Saúde e da Educação, que prevê estrutura completa para aulas, práticas e convivência. A definição do local ocorrerá somente após uma possível seleção e aprovação do município.
Entre os benefícios da implementação do curso de medicina em São Gabriel, caso o município seja aprovado, estão: o número de vagas oferecidas com bolsas integrais, com critérios socioeconômicos, étnico-raciais (populações negra, indígena e quilombola) e para pessoas com deficiência; programas de assistência estudantil voltados à permanência e conclusão do curso de Medicina por estudantes egressos da rede pública; formar médicos na própria região, incentivando a fixação e reduzindo a evasão e escassez de médicos.
"Além disso, a criação do curso irá ampliar significativamente o acesso da população local e regional a serviços de qualidade, considerando a prestação de contrapartida e novas residências médicas. Se confirmada e selecionada, a implementação do curso de medicina impulsionará o desenvolvimento da região, gerando empregos e atraindo novos residentes", afirmou a Prefeitura em nota. O termo foi assinado pelos prefeitos, a representante da Prefeitura de Alegrete e Márcio Dias.
Confira como foi a solenidade no vídeo abaixo:
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 01/07/2024 18h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com