30ª Fenadoce - Garanta seu ingresso

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Inverno Peruzzo - Desfrute com todos os sentidos

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

30ª Fenadoce - Garanta seu ingresso

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Inverno Peruzzo - Desfrute com todos os sentidos

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

01 julho 2024

ADESÃO | São Gabriel entra na disputa para trazer Faculdade de Medicina

Termo de adesão que coloca São Gabriel como candidata para possível implantação de Faculdade de Medicina foi assinado na manhã desta segunda, 1º de julho, na CDL (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

O Prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, assinou na manhã desta segunda-feira (1º), o termo de adesão ao chamamento público 01/23 do Programa Mais Médicos, colocando São Gabriel entre os municípios que concorrem à implantação de uma Faculdade Riograndense de Medicina. A cerimônia ocorreu no Salão da CDL, com a presença de autoridades, imprensa e convidados. O programa está ligado aos Ministérios da Saúde e da Educação.

Ato contou com boa presença de autoridades locais e regionais, de saúde e educação

Prefeito Lucas Menezes salientou benefícios que município pode ser caso seja aprovado

O projeto que apresentou a candidatura de São Gabriel para abrigar uma faculdade de medicina no município tem o apoio de Rosário do Sul e Alegrete. A apresentação do projeto, feita pelo prefeito Lucas Menezes, contou com a presença do prefeito de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira; das secretárias de Saúde de Alegrete, Nidiele de Almeida Benevides, e de São Gabriel, Kátia Raposo; e do professor Dr. Márcio Pereira Dias, representante da FARGS e Conselheiro de Educação do Distrito Federal. Direto de Brasília, por videoconferência, participaram a professora Drª Patricia Villas Boas, consultora educacional e ex-diretora da DIREG/MEC; a professora Drª Viviane Alves, doutora em educação e consultora da Villas Boas Consultoria Educacional; e o professor Luiz Antônio França, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Privados de Ensino Superior do Distrito Federal e mantenedor da Faculdade Riograndense de Medicina.

Apresentação foi feita online por dirigentes de mantenedoras e consultores em educação

Projeto que deverá ser enviado para o Governo Federal foi apresentado ao público

Assinatura foi realizada por prefeitos da região e demais agentes envolvidos nas intenções

Segundo a Prefeitura, a Faculdade Riograndense de Medicina promete ser "um marco no desenvolvimento e na história de São Gabriel". O Secretário de Obras, engenheiro civil Vasco Neto, apresentou o projeto do campus da instituição a ser enviado para os Ministérios da Saúde e da Educação, que prevê estrutura completa para aulas, práticas e convivência. A definição do local ocorrerá somente após uma possível seleção e aprovação do município.

Entre os benefícios da implementação do curso de medicina em São Gabriel, caso o município seja aprovado, estão: o número de vagas oferecidas com bolsas integrais, com critérios socioeconômicos, étnico-raciais (populações negra, indígena e quilombola) e para pessoas com deficiência; programas de assistência estudantil voltados à permanência e conclusão do curso de Medicina por estudantes egressos da rede pública; formar médicos na própria região, incentivando a fixação e reduzindo a evasão e escassez de médicos.

"Além disso, a criação do curso irá ampliar significativamente o acesso da população local e regional a serviços de qualidade, considerando a prestação de contrapartida e novas residências médicas. Se confirmada e selecionada, a implementação do curso de medicina impulsionará o desenvolvimento da região, gerando empregos e atraindo novos residentes", afirmou a Prefeitura em nota. O termo foi assinado pelos prefeitos, a representante da Prefeitura de Alegrete e Márcio Dias. 

Confira como foi a solenidade no vídeo abaixo: 


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/07/2024 18h09 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.