Nossa Senhora Medianeira foi declarada Rainha do Povo Gaúcho pelo Papa Francisco na última semana (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Nossa Senhora Medianeira foi declarada pelo Vaticano neste final de semana como Rainha do Povo Gaúcho. O comunicado foi feito pelo Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, após receber uma carta em latim do Papa Francisco. A coroação está marcada para 15 de agosto, em uma solenidade na Basílica da santa em Santa Maria.
O título não altera o padroeiro do Estado, que continua sendo São Pedro, mas informalmente, Medianeira é considerada também padroeira. O Decreto propõe a Coroação Pontifícia da imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças, e que ela seja invocada como Rainha do Povo Gaúcho.
Coroação acontecerá em 15 de agosto, em solenidade que lembrará a Assunção e aniversário da Basílica, em Santa Maria |
No comunicado, o arcebispo destaca que, neste tempo de provação devido à catástrofe das chuvas, essa Coroação Pontifícia contribui para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Estado e renovar a esperança em um futuro que exige o empenho de todos para a reconstrução da vida.
Na última enchente, em 1941, bispos da Igreja Católica tentaram homologar o título à Santa, mas o Vaticano não concedeu. Agora, 83 anos depois, Nossa Senhora Medianeira é oficialmente Rainha do Povo Gaúcho. O ato de coroação acontecerá durante a solenidade da Assunção e no aniversário da Basílica, marcada para 15 de agosto em Santa Maria.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 03/06/2024 15h01
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com