Cantor e compositor gabrielense Juvenil Camargo, o Pingo, morreu no último domingo aos 73 anos (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Morreu no domingo, 5 de maio, aos 73 anos, o cantor gabrielense Juvenil Souto de Camargo, conhecido como Pingo, após quase um mês hospitalizado em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório ocorreu na Funerária Santa Rita, e o sepultamento foi realizado no cemitério local na manhã de segunda-feira, 6 de maio.
Pingo transitava com maestria pela música gaúcha e pela MPB, sendo reconhecido e respeitado no meio musical. Em 2021, lançou seu primeiro CD, "Retratos do Pampa", que contou com parcerias de vários compositores de São Gabriel e região. Ele também participava de festivais nativistas como a Estância da Canção Gaúcha.
Em 2016, viveu um momento histórico ao participar do show da dupla Fernando & Sorocaba na Expofeira de São Gabriel daquele ano. Ele era amigo do avô do cantor Sorocaba e, ocasionalmente, tocava no Rancho das Américas, propriedade da família. Além disso, realizava apresentações no GP Gentil Carlesso, em Alegrete, e temporadas em São Paulo, contratado pelo amigo José Stefanious, conhecido como Gringo.
No velório, seu violão foi colocado em frente ao caixão enquanto amigos prestavam suas últimas homenagens e consolavam os familiares. Com a morte de Pingo, encerra-se um capítulo da cultura e da história musical de São Gabriel. À família, nossos sentimentos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 07/05/2024 12h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com