Uma informação gerou preocupação para os gabrielenses na tarde desta sexta-feira (24). O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) inseriu a barragem VAC-4 na lista de barragens em nível de alerta referente às cheias. Porém, em contato com a Conságua no começo da noite desta sexta, a informação não procede porque o nível era referente ao dia anterior e o vertedouro de água já baixou para um metro, já informado para a Defesa Civil do município.
A informação que colocava a barragem gabrielense em nível de alerta (qando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança) foi emitida na sexta, por volta das 18h, no site do Governo do Estado e difundida por vários canais de informação, mas era uma informação já vencida. A empresa concessionária das barragens emitiu um ofício à Defesa Civil atualizando a situação, de que o nível do vertedouro já tinha baixado de 1m50 para 1 metro na sexta.
"Informamos que a VAC 04 , após a chuva ocorrida de aproximadamente 200 mm e ter atingido 1,5 m de vertimento, nas últimas 24 horas drenou a cheia reduzindo o seu vertimento para 1,0 m. A equipe técnica acompanha diariamente o comportamento das ocorrências da estrutura e está comprometida em manter atualizada a situação", informou o gerente da empresa, engenheiro agrícola Jorge Vidal Oliveira Duarte. Com isso, a VAC-4 continua fora de perigo de algum rompimento.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 24/05/2024 19h31
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com