Barragem VAC-4 não oferece risco de rompimento; foto do vertimento foi tirada nesta manhã de quinta, 2 de maio (foto Conságua/divulgação) |
Maior foco de dúvidas e também motivo de notícias falsas a cada enchente, a barragem VAC-4, situada na localidade do Batovi, em São Gabriel, sempre libera o excesso de água das chuvas e das enchentes. O gerente técnico da Conságua, empresa concessionária das barragens, engenheiro Jorge Vidal Oliveira Duarte, explicou na manhã desta quinta-feira (2) que não há riscos de rompimento e que o vertimento (quando o nível da água atinge a capacidade da estrutura e começa a passar por cima da taipa) deverá diminuir.
O comunicado enviado à imprensa explica que "o maior volume de água foi liberado ontem (quarta-feira), alcançando 1,40 metros de altura. Esse valor representa menos de 50% da capacidade máxima que o sistema pode liberar. Atualmente, a liberação está em 1,20 metros, e espera-se que o controle do fluxo continue, reduzindo-se gradativamente", afirma o engenheiro Vidal na nota. Junto, foi enviada uma foto tirada na manhã desta quinta-feira por volta das 10h30.
Repetidas vezes, a Conságua afirma que a barragem tem resistência para mais de um século, devido ao seu padrão sólido de construção, e agora não é diferente. A comunidade pode ficar tranquila, pois não há nenhum risco de rompimento.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 02/05/2024 16h12
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com