Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

30 abril 2024

TEMPO SEVERO | Chuvas intensas provocam enchentes e estado de alerta em São Gabriel

Chuvas intensas registradas desde o último sábado fizeram o nível do rio Vacacaí subir novamente em São Gabriel e temor é que enchente de 2019 se repita (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

As chuvas intensas registradas desde o último sábado (27) se intensificaram nesta segunda-feira (29), colocando a comunidade gabrielense em estado de alerta. Há previsão de mais precipitações nas próximas horas, e espera-se que as águas dos rios e córregos aumentem o nível do rio Vacacaí, que já subiu 1,5 metro, embora pareça ter aumentado muito mais. As águas já cobriram ruas nos bairros Mato Grosso e Passo da Lagoa, e o acesso ao bairro Bom Fim pela Avenida Manoel Antônio de Macedo está bloqueado devido à cheia.

Rua Ruth Pizarro já começa a ser invadida pelas águas do Vacacaí

Acesso ao Bom Fim pela avenida Manoel Macedo está fechado

A Defesa Civil está de plantão, monitorando a situação e oferecendo suporte às famílias das zonas ribeirinhas. A rua Ruth Pizarro, também conhecida como Pito Aceso, já começa a ser afetada pelas águas do rio Vacacaí. Uma equipe de prontidão foi destacada para o Bairro Passo da Lagoa, visando auxiliar as famílias afetadas pela enchente. A remoção de móveis e eletrodomésticos está restrita ao período diurno (até às 17 horas), conforme orientação da Coordenação da Defesa Civil, para evitar acidentes, uma vez que a rede elétrica só pode ser ligada durante o dia para minimizar o risco de descargas elétricas.

Nas últimas 48 horas, o volume de chuvas ultrapassou 200 milímetros e, segundo previsões do Inmet, espera-se que o rio suba ainda mais, com mais chuvas previstas para o estado até sábado. Na região, várias estradas foram interrompidas devido às chuvas, incluindo trechos da BR-290 em São Gabriel, onde as inundações nos quilômetros 400 e 410 bloquearam o trânsito de veículos.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 30/04/2024 12h41 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.