Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

24 abril 2024

DEVOÇÃO | Gabrielenses prestam homenagens a São Jorge em procissão

Gabrielenses homenagearam São Jorge/Ogum na noite de terça-feira, 23 de abril (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na noite desta terça-feira, 23 de abril, a cidade de São Gabriel foi palco da tradicional procissão em homenagem a São Jorge, realizada pelo Centro de Umbanda Cabana do Pai Xangô e Oxum. A caminhada reuniu um grande número de fiéis e praticantes das religiões de matriz africana locais.

Um grande público fez parte da procissão que percorreu as principais ruas da cidade, até retornar ao Centro de Umbanda na Barão do Cambaí

Homenagem ao santo guerreiro é feita há mais de 50 anos e é a segunda realizada após a pandemia

Noite de homenagens a São Jorge teve a "Superlua da Rosa" nos céus do Rio Grande

A procissão, que ocorre há mais de 50 anos e é evento oficial do município desde 2015, atraiu um grande público, com estimativas de cerca de 600 pessoas participando e prestando suas homenagens ao santo guerreiro, que é também conhecido como Ogum na umbanda. Integrantes de vários terreiros da cidade também marcaram presença.

O trajeto percorreu as principais ruas de São Gabriel, passando pela Praça Fernando Abbott, até retornar ao Centro de Umbanda, localizado na Rua Barão do Cambaí. Duas imagens fizeram parte da procissão, sendo uma em um caminhão da Cia do Caminhão Service e a outra, carregada por integrantes das casas de religião locais, em revezamento durante o percurso.

Durante o percurso, várias pessoas pararam para saudar o santo, anunciado com toques de clarim por Vando Mello, mais conhecido como Vandinho do Olodum, que realiza esta função há mais de três décadas.

Além da imagem no caminhão, uma segunda imagem de São Jorge foi carregada por religiosos que se revezavam durante o percurso

Público passou pela Praça Fernando Abbott, até retornar ao Centro de Umbanda; público nas ruas saudava São Jorge

Mãe Áurea de Oxalá, responsável pela organização da procissão, agradeceu a participação da comunidade e ressaltou a importância do evento para a religiosidade e a cultura da cidade. Além disso, durante o dia, alimentos foram arrecadados para ajudar famílias carentes da região.

Ao final da procissão, aconteceu a sessão religiosa em homenagem a São Jorge/Ogum. A tradição da procissão de São Jorge em São Gabriel remonta a muitos anos e é um evento aguardado com grande entusiasmo pela comunidade religiosa local.

ORIGEM DA CRENÇA
Segundo a história, São Jorge foi um soldado romano que serviu ao imperador Diocleciano e se tornou padre e mártir cristão. Ele teria nascido na Capadócia (Turquia), e quando o imperador ordenou a morte dos cristãos, ele se recusou, por ter se convertido ao catolicismo, sendo torturado até a morte.

A lenda do cavaleiro contra o dragão - e a imagem que representa oficialmente o santo - surgiu de histórias das Cruzadas, quando, após se tornar adulto e participar de batalhas contra os sarracenos, ele partiu para a cidade de Syelen, na Líbia. Lá, um eremita relatou que um dragão estava assolando a região, e para acalmá-lo, jovens mulheres eram oferecidas em sacrifício.

Só havia restado uma jovem, Sabra, a filha do rei, que seria sacrificada ao dragão ou entregue em casamento ao valente que matasse a besta. Foi então que Jorge matou o dragão com sua lança e salvou Sabra, tornando-se seu esposo.

Na Umbanda, São Jorge é identificado com Ogum e tem relação com a lua, onde suas manchas vistas da Terra aparentam ser São Jorge matando o dragão em noite de lua cheia. Pela mitologia iorubá, Ogum é o orixá ferreiro, senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia, considerado um dos mais poderosos orixás. A cultura é mais constante no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, além da Bahia, mas lá é sincretizado com Santo Antônio.

É padroeiro das nações de Portugal e Inglaterra, da cidade de Moscou, do estado e da cidade do Rio de Janeiro (onde inclusive é feriado municipal) e da província da Catalunha, na Espanha. Em São Gabriel, a atividade é realizada todos os anos, e é a principal em homenagem ao santo/orixá, sendo também evento oficial do município.

A história do Santo Guerreiro ganhou as telas de cinema neste ano com o filme brasileiro "Jorge da Capadócia", que está sendo um sucesso de crítica e está em exibição no Cine7 do Shopping Gabrielense, em São Gabriel. Dirigido e protagonizado por Alexandre Machafer, o longa, que estreou no dia 18 de abril no país, conta a história de como Jorge se tornou santo.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/04/2024 12h19
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.