Após 98 dias e enfrentando vários paredões, os três finalistas do Big Brother Brasil 24 foram revelados na noite de domingo (14). Um deles conquistou o coração e o apoio dos gaúchos. Matteus Amaral, de 27 anos, está na final do programa, representando Alegrete, sua cidade natal que se tornou querida por todos os gaúchos.
Matteus, estudante de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Pampa e criado por sua mãe e avó, quebrou os preconceitos comumente associados aos gaúchos e superou a maioria dos participantes anteriores do programa, sem desmerecer nenhum deles. Ele mostrou sua humildade e as tradições gaúchas de forma positiva, sem ser rotulado de "grosso", como geralmente acontece com os gaúchos, e demonstrou uma educação exemplar, o que chegou a irritar (e causar inveja) em alguns participantes.
Devido à sua personalidade e de não se meter em tretas nesta edição, Matteus foi acusado de ser "planta" por Leidy Elin, e os dois discutiram. Além disso, Giovanna Pitel, outra concorrente, o criticava sempre, acusando-o constantemente de ser "sonso". Ele se envolveu em poucas discussões no programa e quando se envolvia, "fincava o facão no toco" e não arredava.
No aspecto amoroso, ele teve um romance com Deniziane (Anny), que terminou quando ela foi ao paredão com Fernanda Bande e depois que ele raspou a barba, sua marca registrada. Isso pode ter sido um ponto decisivo para sua trajetória no jogo, ao se "libertar" do romance e a partir do qual ele começou a se destacar.
O amor voltou à vida do gaúcho na reta final do reality quando ele se envolveu com a amazonense e amiga Isabelle Nogueira, a "cunhã-poranga", que também trouxe sua identidade cultural do boi-bumbá ao BBB. Alegrete também se tornou amigo do baiano Davi Brito, de quem por algumas vezes brigou e "puxava orelha" do motorista de aplicativo que se tornou o favorito do jogo.
Ele foi o vencedor da prova do anjo cinco vezes, mais do que qualquer outro participante na história do jogo, proporcionando momentos emocionantes com sua família e até mesmo com seu cavalo, quando chorou ao revê-lo. Matteus enfrentou três paredões e voltou de todos, além de vencer várias provas de bate-volta.
A simplicidade de "Alegrete", como também passou a ser chamado, conquistou os gaúchos e, em especial, os músicos tradicionalistas, que começaram a compor músicas em sua homenagem e a organizar campanhas de apoio durante os paredões. Agora, mesmo com o forte favoritismo de Davi Brito, outro participante oriundo do povo, Matteus disputa o título de campeão e o prêmio recorde de R$ 2,9 milhões.
Mesmo que não vença, Alegrete já entrou para a história do BBB como o participante que não teve medo de ser autêntico e de demonstrar seu amor por sua terra, sua família e seu povo.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 15/04/2024 12h21
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com