Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

26 março 2024

CIÊNCIA | Unipampa Inaugura exposição "Ciência Móvel" com réplica do navio de Darwin em São Gabriel

Projeto "Ciência Móvel" trouxe réplica do navio HMS Beagle, usado por Charles Darwin na expedição que originou a Teoria da Evolução das Espécies, para São Gabriel; mostra ficará durante 30 dias na Unipampa (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Gabriel, inaugurou na segunda-feira (25) a exposição "Ciência Móvel", que inclui uma réplica em tamanho real do navio HMS Beagle. Este navio é conhecido por ter transportado o biólogo Charles Darwin em uma expedição que navegou pela costa da América do Sul no século XIX, viagem essa que inspirou a teoria da evolução das espécies. A réplica foi construída pelo professor da universidade, Jair Putzke, de 54 anos, iniciando o trabalho em 2021, na cidade de Santa Cruz do Sul.

Momento do corte da fita inaugural da exposição do barco, que ainda não estava completo devido à instabilidade do tempo da última semana

Mentor do projeto é o professor da instituição, Jair Putzke, que teve o apoio de vários parceiros na empreitada ambiciosa pela ciência

A cerimônia de abertura ocorreu na tarde de segunda-feira, contando com a presença de autoridades, convidados, a equipe do projeto e parceiros. A réplica do HMS Beagle estará exposta no Campus São Gabriel por 30 dias, e as visitas podem ser agendadas a partir de terça-feira, 26 de março. 

"Nosso desejo é que as crianças se aproximem da ciência, se inspirem e percebam que é possível se tornar cientista, inclusive no Brasil", disse o professor Putzke à equipe de reportagem. Um temporal na semana anterior impediu a instalação completa do barco, faltando mastros e velas. A inauguração contou também com um coquetel, música ao vivo e a participação de um aluno interpretando Darwin, evento que atraiu muitos convidados.

Parte da equipe do projeto, entre bolsistas e coordenação

Barco tem a imagem de um Beagle na sua proa e impressiona pelo tamanho, ainda sem as velas e os mastros


Exposição tem vários detalhes sobre a vida do biólogo, da expedição e espécies descobertas ao longo da jornada, teve grande visitação na sua abertura

A exposição, com planos de ser levada ao Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevideo, foi financiada com recursos do próprio criador do projeto, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sob a gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Instituições como a Unipampa e a Universidade de Santa Cruz do Sul também apoiaram com recursos e pessoal.

Além de destacar a biologia e a vida dos seres vivos, a exposição chama atenção para os riscos enfrentados pelas espécies, tanto no tempo de Darwin quanto hoje, abordando temas como extinção e conservação. A estrutura da mostra, uma réplica em escala do Beagle, oferece camarotes temáticos e decorados com ilustrações da época, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva nas vivências da tripulação e nos estudos de Darwin. Com a maior parte das instalações acomodadas em dois caminhões de 15 metros, a exposição facilita o deslocamento e acesso a diferentes locais.

Darwin partiu da Europa no Beagle em 1831 e, ao longo de cinco anos, visitou países das Américas, África e Oceania. A expedição, inicialmente destinada à atualização de mapas para o Império Britânico, permitiu a Darwin observar as variações entre animais da mesma espécie em diferentes climas, fundamentando a famosa teoria da evolução.

Com o foco na educação e na propagação do conhecimento científico, a exposição "Ciência Móvel" conta com a colaboração do Laboratório de Taxonomia Vegetal (Lataf), que auxilia na recepção e orientação dos visitantes, especialmente estudantes. Para agendar visitas, o contato é com o bolsista Fernando Bertazzo Silva, pelo telefone 55 99990-0615.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/03/2024 17h37
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.