Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

03 fevereiro 2024

DESPEDIDA | São Gabriel perde a liderança e intelectualidade de Délio de Assis Brasil

Produtor rural, pesquisador e escritor com intelectualidade ímpar, Délio de Assis Brasil faleceu nesta sexta aos 81 anos em São Gabriel (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

São Gabriel lamentou a perda de um de seus mais destacados intelectuais e entusiasta do meio rural nesta sexta-feira (2). O produtor rural, pesquisador e escritor Délio de Assis Brasil veio a falecer aos 81 anos, deixando um importante legado para a comunidade local em diversas áreas. Seu velório ocorre na Funerária Santa Rita, com sepultamento marcado para as 11h no cemitério da cidade.

Conforme relatado pelo jornalista Cláudio Moreira em uma publicação no Instagram neste sábado (3), Délio era reconhecido por sua cultura, elegância e habilidade em conciliar convicções profundas com diplomacia, além de ser destemido e corajoso ao debater temas relacionados à questão agrária. Nascido em São Gabriel em 15 de junho de 1942, engenheiro agrônomo, produtor rural, líder cooperativista e sindical, escritor, pesquisador e historiador, por sua destacada atuação ao longo de toda uma existência voltada para a defesa do desenvolvimento social e econômico do município e a promoção da cultura e valores rio-grandenses.

Délio exerceu a presidência do Sindicato Rural de São Gabriel e da antiga Cooperativa Rural Gabrielense (hoje Marfrig), destacando-se pela sua generosidade, especialmente com a comunidade do Bairro Santa Clara. Foi um ativo colaborador de várias entidades assistenciais e sociais da região. Foi assistente técnico da Emater-Ascar, técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pecuária de Corte (1970 a 1976), Coordenador do Projeto Sudoeste, Fundador e Diretor de Crédito Rural da Cooperativa de Crédito Rural de São Gabriel – CREDIGAL, Diretor Comercial da Cooperativa Rural Gabrielense de 1980 a 1986, diretor-presidente da mesma cooperativa em duas gestões, vice-presidente do Sindicato Rural de São Gabriel de 1983 a 1991, Presidente do Sindicato Rural de 1991 a 1994, fundador do Rotary Club São Gabriel Sepé Tiaraju, Associação de Criadores do Devon e outras entidades.

Como autor, dedicou-se ao estudo da cultura gaúcha e da história rural, publicando obras como "O Gaúcho, Formação e Hábitos", "O Gaúcho, o Pampa e o Gado" e "O Bioma Pampa". Documentou a história da Estação de Forrageiras e o desenvolvimento do "cornichão São Gabriel". Seus lançamentos eram frequentemente realizados no antigo Salão de Festas do Sindicato Rural, e em 2017, foi o patrono da Feira Municipal do Livro.

Délio deixa esposa Jussara, os filhos Humberto e Leandro, a nora Fabiana e os netos Benício e Benjamim e amigos, unindo-se em espiritualidade a outros expoentes de sua família, como Joaquim Francisco, Ptolomeu, Carlos Dácio, entre outros. O velório foi realizado na Funerária Santa Rita, com o enterro agendado para a  manhã de sábado, 3 de fevereiro. O prefeito Lucas Menezes decretou luto oficial pela perda do expoente. Expressamos nossas condolências à família.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/02/2024 10h14
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.