Na próxima quinta-feira, 8 de fevereiro, a Prefeitura de São Gabriel realizará a inauguração das obras de restauração da Gare da antiga Viação Férrea, local onde se realiza a Feira do Produtor. As obras, que duraram dez meses, de abril de 2023 a fevereiro de 2024, custaram R$ 700 mil. Essa ação integra a campanha "São Gabriel, Meu Lugar" e visa a reativação do prédio histórico como sede da Feira do Produtor Rural e da Agricultura Familiar. No dia da inauguração, acontecerá também a Feira de Produtos da Terra dos Marechais.
Prédio voltará a abrigar a Feira do Produtor e ainda tem boxes disponíveis para alugar |
Além do prédio, Praça Carlos Pereira foi também renovada para a inauguração |
Desse total investido, R$ 400 mil vieram de uma emenda parlamentar do deputado federal e Secretário de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus (PSD), com o restante proveniente de recursos municipais. Das 16 bancas disponíveis, metade já será ocupada imediatamente. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura planeja realizar um novo chamamento público para preencher os espaços restantes. A renda obtida com os aluguéis mensais será destinada à manutenção e limpeza do espaço.
A revitalização englobou não apenas a restauração do prédio, mas também a instalação de bancos e um novo paisagismo que revitalizou a área. A Praça Carlos Pereira também recebeu melhorias, incluindo pintura, limpeza e a renovação de um antigo bebedouro, agora com iluminação.
SAIBA MAIS
A Estação Férrea de São Gabriel, inaugurada em 1900 pelo então intendente municipal José Narciso Antunes, foi o principal terminal ferroviário até sua desativação em 1977. Em 1992, o edifício principal foi destinado ao Museu da Força Expedicionária Brasileira, homenageando o marechal Mascarenhas de Moraes (1883-1968), natural da cidade e comandante da FEB na Segunda Guerra Mundial. O museu, fundado em 1978 e anteriormente localizado na Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, continua a ocupar o prédio principal, não incluído na recente revitalização.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 07/02/2024 18h46
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com