Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

23 janeiro 2024

SANTA MARIA | Atividades no final de semana lembram 11 anos da tragédia da Boate Kiss

Atividades na sexta e sábado lembrarão os 11 anos da tragédia da Boate Kiss em Santa Maria (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) lembrará nesta semana os 11 anos da tragédia na Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro de 2013 e que matou 242 pessoas, entre elas, 8 gabrielenses. As ações, programadas para esta sexta-feira (26) e sábado (27), contarão com a participação de familiares de vítimas de outras grandes tragédias no Brasil, como o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e o incêndio no Ninho do Urubu, alojamento do Flamengo.

O evento, sob o tema “Justiça e prevenção, para que nunca mais aconteça”, inclui painéis de discussão com relatos de familiares e sobreviventes da noite trágica de 27 de janeiro de 2013, quando um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, resultou na morte de 242 pessoas e ferimentos em mais de 600, marcando a maior tragédia do Rio Grande do Sul e a segunda maior do país. As atividades serão realizadas na Tenda da Vigília e em frente ao prédio onde funcionava a boate.

Além disso, o local será o futuro endereço do Memorial às Vítimas da Boate Kiss, projeto ainda em fase licitatória. A AVTSM ressalta que o objetivo das ações é preservar a memória dos falecidos e promover a segurança futura. Paralelamente, a instituição lança uma campanha nas redes sociais, convocando bares, boates e restaurantes a evitar eventos musicais e festivos nos dias 26 e 27 de janeiro, em sinal de solidariedade e reflexão.

A programação completa das atividades inclui acolhimento na Tenda da Vigília, caminhadas, leitura de nomes e badaladas de sinos em homenagem aos jovens falecidos, além de palestras e debates abordando diversos temas relacionados à tragédia e seus impactos. As atividades tem apoio da Prefeitura de Santa Maria. Confira a programação:

JUSTIÇA E PREVENÇÃO, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA | 11 ANOS DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS

Dia 26, sexta-feira
• 20h30 | Acolhimento na tenda da Vigília (Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul)

• 22h30 | Caminhada até o prédio onde funcionava a Boate Kiss, na Rua dos Andradas, 1.925, Centro

• 2h30 | Próximo ao horário que iniciou o incêndio, haverá a leitura dos nomes e badaladas de sinos para homenagear cada um dos 242 jovens que perdeu a vida na noite de 27 de janeiro de 2013

Dia 27, sábado
• 18h30 | Abertura (em frente ao prédio onde funcionava a Boate Kiss, Rua dos Andradas, 1.925, Centro)

• 19h | A vida impactada por uma tragédia com Darlei Constante Pisseta (pai de Bernardo Augusto Manzke Pisetta, vítima do incêndio no Ninho do Urubu - Flamengo), Josiane Melo (sobrevivente e irmã de vítima do rompimento de barragem da Vale, em Brumadinho e uma das fundadoras da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho - Avabrum) e Gabriel Rovadoschi Barros (sobrevivente da boate Kiss e presidente da AVTSM).

• 19h50 | Lei Kiss e os perigos da flexibilização com João Vivian (Engenheiro Civil, doutorando em Engenharia de Segurança ao Incêndio e Diretor de Negociações Coletivas Adjunto no Sindicato dos Engenheiros no Estado do RS - SENGE/RS) e Paulo Carvalho (Diretor Jurídico da AVTSM e pai de Rafael Carvalho)

• 20h25 | O incêndio na boate Kiss e suas consequências com Ceres Victora, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

• 20h40 | A dor de perder um filho e conviver com a impunidade com Marilia Panontin (mãe de Davi Panontin, recém-nascido vítima de negligência médica), Cátia Goulart (mãe do Andrei Goulart, assassinado aos 12 anos), Cibele Viana Costa (mãe de Isadora Viana Costa, vítima de feminicídio aos 22 anos) e Jaqueline Malezan (mãe de Augusto Malezan de Almeida Gomes, 18 anos, vítima da boate Kiss).

• 21h50 | A vida depois da boate Kiss, relato dos sobreviventes Gustavo Cauduro Cadore (médico veterinário e acadêmico de medicina), Maike dos Santos (designer gráfico), Cristiane dos Santos Clavé (funcionária pública e acadêmica da UFSM) e Delvani Brondani Rosso (protético).

• 22h35 Encerramento das atividades

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/01/2024 08h04 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.