Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

14 novembro 2023

PREOCUPAÇÃO | Vídeos de barragem em São Gabriel geram boatos e concessionária descarta riscos

Vídeos que circularam nas redes sociais levaram preocupação à comunidade por fissuras na barragem VAC-4; Conságua descarta problemas e que barragem tem estrutura segura (fotos reprodução/redes sociais)

Nesta segunda-feira (14), vídeos compartilhados nas redes sociais levantaram preocupações sobre a segurança da barragem VAC-4, localizada na região Sul de São Gabriel. As imagens, atribuídas a chuvas intensas, sugerem a existência de rachaduras na estrutura, aumentando temores de um possível rompimento. A Conságua, responsável pelas barragens, descartou este risco e que essas fissuras não comprometem a estrutura.

Situação atual da barragem VAC-4
A Prefeitura de São Gabriel e a Conságua, concessionária responsável pela administração das barragens, responderam às preocupações, assegurando que não há risco iminente de rompimento. As autoridades locais buscam dissipar temores e fornecer informações claras à população. A Prefeitura solicitou informações da Conságua, emitidas em documento no começo da noite de segunda-feira. 

Análise das imagens e posicionamento das autoridades
Os vídeos, de autoria e data não identificadas, mostram fissuras na taipa da barragem e pequenos vazamentos, intensificando a apreensão na comunidade. A Prefeitura solicitou esclarecimentos à Conságua, que forneceu documentação indicando a segurança da barragem e a realização de um estudo para um plano de segurança.

Segundo a Conságua, a barragem VAC-4, construída com concreto ciclópico e terra, está sólida, refutando especulações sobre um possível colapso. As marcas visíveis nas fissuras não comprometem a integridade da estrutura maciça da barragem.

Estrutura da barragem e medidas de segurança adotadas
A empresa esclarece que a barragem possui um vertedouro frontal do tipo Jet Ski, totalmente apoiado na estrutura de concreto, garantindo estabilidade ao bloco. O vertedouro é composto por placas de concreto espaçadas para dilatação/contração e preenchidas com "mastique" expansivo, evitando infiltrações.

A Conságua reconhece que as manchas visíveis nas fissuras resultam do ressecamento e desestruturação do preenchimento, causando infiltrações superficiais. No entanto, reitera que esses problemas não afetam a integridade estrutural, descartando a possibilidade de ruptura no momento. A manutenção deverá ser realizada assim que o nível da barragem baixar, possivelmente no verão.

Plano de Segurança e compromisso com a comunidade
A Conságua informa que o Plano de Segurança da Barragem está em fase final de concepção e será apresentado ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) para aprovação em dezembro. Essa iniciativa visa reforçar a segurança e tranquilizar a comunidade local diante das preocupações levantadas. A empresa está comprometida em manter a transparência e fornecer atualizações à medida que a situação evolui.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/11/2023 08h52 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.