Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

15 novembro 2023

COMUNICAÇÃO EM FESTA | Rádio RCC FM de Sant'Ana do Livramento completa 40 anos

Rádio FM fundada em 1983 e que desde 2004 pertence ao grupo A Plateia completa neste 15 de fevereiro 40 anos de muita informação e entretenimento em Livramento e região (foto divulgação/RCC FM)

Na quarta-feira, 15 de novembro, a Rádio RCC FM, de Sant'Ana do Livramento e parte do Grupo A Plateia, celebra seu 40º aniversário. Inicialmente centrada em programação musical, a emissora evoluiu para incorporar elementos de jornalismo e integrou-se à Rede Gaúcha Sat, proporcionando entretenimento e informação para os habitantes de Livramento e região.

Fundada em 1983 como parte de uma rede de rádios situada em Pelotas e Rio Grande, a RCC FM foi concebida para ser uma rádio jovem, com planos de incluir uma emissora de televisão na época, projeto que não se concretizou. Os primeiros proprietários foram Cláudio Omar Haubmann (proprietário da TV Nativa de Pelotas), Jorge Augusto Saldanha Laurent, Edgar Sanchez Laurent e Afrânio Mello Franco Nabuco. Inicialmente estabelecida no Hotel Portal, a rádio permaneceu lá até 2003.

Nesta época, se destacavam programas nativistas e o "Recadinhos RCC FM", onde centenas de cartas eram lidas no ar. Posteriormente, a rádio foi adquirida por Elson Ilha de Macedo (proprietário por muitos anos do jornal O Imparcial, de São Gabriel), Adão Camargo de Macedo e Edy Ilha Vaz de 1990 a 2000, período em que houve mudanças na programação, com a introdução das gincanas na Fronteira da Paz e a integração à Rede Comunitária de Comunicações. Em 2000, a rádio foi vendida para Edison Angelo Sanfelice, passando por um reposicionamento mais adulto.

Em 2004, Antônio e Kamal Badra adquiriram a emissora, integrando-a ao Grupo A Plateia de forma definitiva e transformando seu perfil em uma rádio adulta contemporânea, com estúdios na Avenida Almirante Tamandaré a partir de 2004. A cobertura da RCC FM alcança Santana do Livramento, Rivera, Dom Pedrito e Bagé.

Posteriormente, a rádio mudou-se para a nova sede do grupo, localizada na Rua Almirante Barroso, 358, próxima ao Parque Internacional, investindo em equipamentos modernos e estreando novos programas, intensificando sua presença no jornalismo em colaboração com o Jornal A Plateia. A RCC FM tornou-se membro da Rede Gaúcha Sat, retransmitindo parte de sua programação para a região de Livramento.

A RCC FM foi pioneira na implementação do Sistema RDS Radio Data System da Positron, que permite a transmissão da identificação da emissora, das músicas em execução e dos patrocinadores dos programas em automóveis com sistema compatível. Além disso, foi a primeira na Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) a transmitir seu sinal no iPhone, o celular mais vendido no mundo. Atualmente, a rádio está disponível no aplicativo Radiosnet para iPhone e Android.

A programação inclui programas como "Desperta Rio Grande" e "Agronegócio" com Matias Moura; "Jornal da Manhã" com Marcelo Pinto, Valdinei Lima e Keila Louzada; "Happy Day" e "Falando de Saúde" com Keila Louzada; "Boa Tarde Cidade" com Rodrigo Evaldt e Valdinei Lima; "Conversa de Fim de Tarde" com entrevistas e debates; "Bem Brasil" com Marquinhos Repeto; "Especial Grandes Nomes" e "Conexión RCC" com Daniel Gollardia; "Grandes Sucessos" com Kamal Badra. 

A RCC FM também acompanha eventos como FIT América Latina em Buenos Aires, South Summit Brasil, ExpoAGAS, Expointer (com presença própria no evento com a casa de A Plateia no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio) e Festuris no Rio Grande do Sul, contando com profissionais como Yuri Cardoso, Débora Castro e Washington Pereira. Parabéns à emissora pelo aniversário!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 15/11/2023 12h10 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.