Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

11 outubro 2023

RESGATE HISTÓRICO | Alcides Maya recebe homenagem da Academia Rio-Grandense de Letras

Academia Rio-Grandense de Letras realizou renovação do túmulo do gabrielense Alcides Maya, primeiro gaúcho a tomar posse na Academia Brasileira de Letras, no último sábado, 7 de outubro (foto divulgação)

Neste último sábado, 7 de outubro, a Academia Rio-Grandense de Letras prestou uma homenagem especial a Alcides Maya, um ilustre escritor gabrielense e o primeiro gaúcho a tomar posse na Academia Brasileira de Letras. A cerimônia ocorreu no Cemitério da Santa Casa de Caridade, em Porto Alegre, onde repousam os restos mortais do autor. A ação foi empreendida pelo acadêmico e conterrâneo Rossyr Berny.

A solenidade contou com a presença de familiares do homenageado, membros da Academia Rio-Grandense e outras autoridades. A razão da homenagem foi a recente descoberta de que a data de nascimento de Alcides Maya, anteriormente divulgada como 1878, estava incorreta. A correção foi possível graças ao acadêmico, médico Pio Furtado, que, enquanto trabalhava na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, redescobriu a placa com a data correta no Cemitério da instituição.

Este achado entusiasmou Rossyr Berny, também membro da academia e conterrâneo de Alcides Maya, a ponto de escrever um poema em homenagem ao escritor. Além disso, a Academia Rio-Grandense informou à Academia Brasileira de Letras sobre a correção da data de nascimento do renomado autor.

O livro "Alcides Maya – O clássico dos pampas," escrito pelo historiador gabrielense Osório Santana Figueiredo, foi uma fonte valiosa de pesquisa durante esse processo.

No momento da reinauguração da lápide, com o ano de nascimento corrigido para 1877, foi apresentada uma Certidão de Nascimento autenticada, confirmando o fato. O documento foi datado de 13 de novembro de 1877, onde o pai do autor, Henrique Maya de Castilho, declarou o nascimento de Alcides em São Gabriel, Rio Grande do Sul.

Além disso, foi apresentada uma cópia autêntica da Certidão de Batismo de Alcides Maya, que confirmou a data de nascimento e os detalhes familiares do escritor. Este registro foi feito na Paróquia de Lavras do Sul, com a data de 15 de outubro de 1877.

Evento teve a presença de autoridades culturais de Porto Alegre e São Gabriel, na manhã de sábado

O evento contou com a presença de familiares do autor, incluindo Alcides e Marisa Maya, sobrinhos-netos de Alcides Maya, e filhos de Conceição de Castro Maya. Também participaram diversas personalidades, como o presidente da Associação Cultural Alcides Maya, Antenor Rodriguez, a presidente da Casa do Poeta Latino-Americana, Marinês Bonacina, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, professor Espírito Santo. A professora Léa Masina, especialista na vida e obra de Alcides Maya, fez uma dissertação na abertura do evento.

O encontro também contou com a presença de acadêmicos notáveis, incluindo Airton Ortiz (Presidente), José Eduardo Degrazia, Luiz Coronel, Pio Furtado, Roberto S. Prym, Rossyr Berny e Ruben Daniel Méndez Castiglioni.

A homenagem a Alcides Maya destaca a importância de preservar a memória de escritores notáveis e a correção da data de nascimento serve como um testemunho da dedicação da Academia Rio-Grandense de Letras à história e cultura do Rio Grande do Sul.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/10/2023 16h17 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.