Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

04 outubro 2023

REGIÃO | Congrega URCAMP 2023 é adiado em razão dos estragos causados pelo granizo na Campanha

Devido aos estragos do temporal no final de setembro, Urcamp anunciou adiamento do Congrega para março de 2024 (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

O ciclone com forte chuva de granizo no final do mês de setembro danificou mais de 40 mil casas e edificações, somente em Bagé. Dentre eles, o prédio central da URCAMP e o Corujão, onde funciona o Ginásio de Esportes e vários cursos da graduação. Os estragos e avarias na estrutura física e principalmente em telhados, ocasionaram inúmeros transtornos, não só para a comunidade acadêmica, como para a comunidade da região, como um todo. Além dos danos em salas de aulas, laboratórios, áreas de circulação e convívio, muitos de nossos acadêmicos, colaboradores e professores, também tiveram significativas perdas, assim como parte da população da cidade e região.

Ainda nesse sentido, há significativos danos nas estradas. A RSC/473, popularmente denominada “estrada Bagé/Lavras do Sul”, está praticamente sem condições de trafegabilidade. A BR 293, entre Bagé e Pelotas está interditada, devido às profundas rachaduras com desmoronamentos na pista e ainda sem prazo para sua completa recuperação.

É pensando nisso que a URCAMP, com seu sólido e sempre marcante perfil comunitário, se solidariza com toda a comunidade regional para transferir o maior evento científico da metade sul, o tradicional Congrega URCAMP 2023, que seria entre 16 a 20 de outubro e agora passa para a data de 18 a 22 de março de 2024.

A justificativa de transferência de data foi enviada ao Governo Federal, através da XX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ao qual o Congrega está fazendo parte e integrando, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. De imediato, os órgãos federais se mostraram sensíveis a causa que envolve toda a região e concordaram com o adiamento da data.

O Vice-Reitor da URCAMP, Prof. Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, que está à frente da comissão organizadora do Congrega Urcamp, explica que o novo prazo busca melhor atender o público envolvido em pesquisa que participa do evento, além da preocupação da Instituição com a questão social. “Nós precisamos ser solidários com quem teve danos, perdas e foram muitas pessoas. Os prédios de Bagé estão comprometidos, vamos arrumar, mas além disso, precisamos pensar no todo, nas pessoas que, neste momento, ainda estão em processo de reconstrução de suas casas para retomada de suas vidas”, pondera o gestor.

Ainda neste sentido, considera-se o fato de o evento acontecer em razão da viabilidade de verba obtida por meio de projeto aprovado junto ao CNPq, que justifica-se por acontecer de maneira simultânea em todos os campi da instituição que contam com Ensino Superior. Ressalta-se que as chuvas no estado também atingiram as regiões de localização dos demais campi da URCAMP, inviabilizando a participação da comunidade estudantil das áreas rurais e cidades vizinhas, fato que é alicerce das ações aprovadas no CNPq.

Reportagem: Yuri Cougo Dias/Ascom Urcamp/Especial C7
Data: 04/10/2023 15h52
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.