Na noite desta segunda-feira (2), cerca de 500 pessoas participaram da Caminhada de Conscientização - Outubro Rosa, organizada pela psicopedagoga e atleta da Associação dos Corredores de Rua Gabrielenses (ASCORG), Cátia Dutra. Ela descobriu um câncer de mama em estágio inicial graças ao autoexame e passará por cirurgia nesta terça (3) em Santa Maria. O objetivo da caminhada era de conscientizar a todos da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Grande público se encontrou no Chimarródromo para a caminhada |
Evento contou também com grande número de mulheres |
Primeira-dama Larissa Acosta (d) participou da caminhada |
Junto com Cátia, demais mulheres que se curaram do câncer e que estão em tratamento participaram da caminhada |
A caminhada saiu do Chimarródromo da Praça Fernando Abbott, um dos pontos de encontro dos atletas da ASCORG, e percorreu as ruas General Mallet, Mascarenhas de Morais até a Santa Casa de Caridade, onde os presentes fizeram uma oração em silêncio pelos pacientes e pelas pessoas curadas do câncer. A caminhada seguiu pela Barão do Cambaí até a Avenida Júlio de Castilhos/Duque de Caxias, onde foi recebida por uma banda, e retornou à Praça. "O objetivo é chamar a atenção para que todas façam o autoexame e se toquem, se cuidem o ano todo", frisou ela.
Além de Cátia Dutra e dos integrantes da ASCORG, participaram da caminhada alunos das Escolas XV de Novembro e Técnica São Gabriel, Unopar, Associação Despertar e demais convidados para este importante momento que marca o Outubro Rosa em São Gabriel. O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa alertar sobre os riscos e a necessidade de prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 02/10/2023 21h10
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com