Quem passa pelo antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, hoje desativado, dificilmente imagina o tesouro da arte gaúcha que o saguão ainda guarda. Uma obra de arte única, "A Conquista do Espaço," pintada pelo italiano radicado no Rio Grande do Sul, Aldo Locatelli, permanece intacta e disponível para visitação mediante agendamento, de acordo com Natalie Valezi, assessora de imprensa da Fraport, responsável pela administração do aeroporto.
A visita à obra foi realizada pela equipe do site Caderno7 em 24 de agosto, após contatos com a comunicação da empresa, que se mostrou receptiva e permitiu o registro deste raro tesouro. A experiência de ver o afresco pessoalmente é verdadeiramente impactante, superando qualquer imagem vista em fotografias. O mural agora reina sozinho no saguão, que, em tempos passados, abrigava estandes de empresas, serviços e uma sala de espera movimentada, mas que permanece vazio há anos.
Obra traz fases da busca da aviação, de Leonardo da Vinci, passando pelo sonho de Ícaro, até Santos Dumont, o pai da aviação |
Detalhes da obra, que pode ser visitada mediante agendamento, impressionam pela beleza |
Santos Dumont está representado ao centro da pintura, com um macacão e óculos de pilotagem |
Com dimensões generosas de 50 metros quadrados e finalizada em 1953, a obra faz uma homenagem à história da aeronáutica, retratando figuras desde Leonardo da Vinci, que no século 15 projetou máquinas voadoras, até Santos Dumont, conhecido no Brasil como o Pai da Aviação. A importância da preservação da obra é acentuada pelo fato de que ela não pode ser removida do local, uma vez que está diretamente aplicada na parede.
A beleza da obra reflete a jornada heroica daqueles que buscaram conquistar os céus desde os tempos de Leonardo da Vinci, passando pelo sonho de Ícaro. Santos Dumont é retratado no centro do mural, vestindo um macacão de mecânico, e especialistas sugerem que a obra pode ter sido inspirada na "Jangada da Medusa," do pintor francês Théodore Gericault.
Natalie Valezi, assessora de comunicação da Fraport, informa que ainda não há um destino definitivo para o Terminal, desde que foi desativado. No entanto, a obra permanece acessível ao público mediante agendamento pelo telefone (51) 98042-1276, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As instruções para encontrar a entrada estão localizadas do lado de fora do Terminal, na primeira porta de acesso.
Antigo Terminal do Salgado Filho, que funcionou até 2019, abriga motoristas de aplicativo e outros serviços menores da estrutura, mas não registra mais movimento como antigamente |
Do lado de fora do Terminal, que já serviu para voos nacionais, voos de pequeno porte e hoje se encontra desativado, motoristas de aplicativos aguardam chamados para corridas. O cenário evoca uma sensação nostálgica dos tempos em que o Terminal, inaugurado em 1953 e em operação até setembro de 2019, era movimentado e próspero, até que todas as operações foram transferidas para o novo terminal, em 2001, na Avenida Severo Dullius. Ele foi reativado em 2010, mas apenas para voos domésticos.
QUEM FOI O AUTOR DA OBRA?
Aldo Locatelli foi um pintor italiano radicado em Porto Alegre, que faleceu em 1962 aos 47 anos de idade. Sua história na região começou em 1948, quando ele veio ao Rio Grande do Sul a convite do bispo de Pelotas, Dom Antônio Záttera, para pintar os afrescos da Catedral São Francisco de Paula naquela cidade. Tão encantado com o Sul do Brasil, Locatelli decidiu nunca mais retornar à Itália.
Locatelli deixou sua marca em igrejas e prédios civis em várias cidades, incluindo Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Pelotas. Seu trabalho também pode ser apreciado na Reitoria e no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ambos construídos em 1958, além do antigo Aeroporto Salgado Filho, com a obra histórica e alegórica "A Conquista do Espaço." Vale ressaltar que muitas de suas obras nos edifícios civis não estão disponíveis para visitação pública.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 25/09/2023 12h07
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com