Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

25 setembro 2023

PORTO ALEGRE | Obra de arte gaúcha rara e histórica resiste ao tempo no antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho

Pintura de artista italiano que se radicou no RS, finalizada em 1953, aparenta estar bem conservada no saguão do antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Quem passa pelo antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, hoje desativado, dificilmente imagina o tesouro da arte gaúcha que o saguão ainda guarda. Uma obra de arte única, "A Conquista do Espaço," pintada pelo italiano radicado no Rio Grande do Sul, Aldo Locatelli, permanece intacta e disponível para visitação mediante agendamento, de acordo com Natalie Valezi, assessora de imprensa da Fraport, responsável pela administração do aeroporto.

A visita à obra foi realizada pela equipe do site Caderno7 em 24 de agosto, após contatos com a comunicação da empresa, que se mostrou receptiva e permitiu o registro deste raro tesouro. A experiência de ver o afresco pessoalmente é verdadeiramente impactante, superando qualquer imagem vista em fotografias. O mural agora reina sozinho no saguão, que, em tempos passados, abrigava estandes de empresas, serviços e uma sala de espera movimentada, mas que permanece vazio há anos.

Obra traz fases da busca da aviação, de Leonardo da Vinci, passando pelo sonho de Ícaro, até Santos Dumont, o pai da aviação

Detalhes da obra, que pode ser visitada mediante agendamento, impressionam pela beleza

Santos Dumont está representado ao centro da pintura, com um macacão e óculos de pilotagem

Com dimensões generosas de 50 metros quadrados e finalizada em 1953, a obra faz uma homenagem à história da aeronáutica, retratando figuras desde Leonardo da Vinci, que no século 15 projetou máquinas voadoras, até Santos Dumont, conhecido no Brasil como o Pai da Aviação. A importância da preservação da obra é acentuada pelo fato de que ela não pode ser removida do local, uma vez que está diretamente aplicada na parede.

A beleza da obra reflete a jornada heroica daqueles que buscaram conquistar os céus desde os tempos de Leonardo da Vinci, passando pelo sonho de Ícaro. Santos Dumont é retratado no centro do mural, vestindo um macacão de mecânico, e especialistas sugerem que a obra pode ter sido inspirada na "Jangada da Medusa," do pintor francês Théodore Gericault.

Natalie Valezi, assessora de comunicação da Fraport, informa que ainda não há um destino definitivo para o Terminal, desde que foi desativado. No entanto, a obra permanece acessível ao público mediante agendamento pelo telefone (51) 98042-1276, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As instruções para encontrar a entrada estão localizadas do lado de fora do Terminal, na primeira porta de acesso.

Antigo Terminal do Salgado Filho, que funcionou até 2019, abriga motoristas de aplicativo e outros serviços menores da estrutura, mas não registra mais movimento como antigamente

Do lado de fora do Terminal, que já serviu para voos nacionais, voos de pequeno porte e hoje se encontra desativado, motoristas de aplicativos aguardam chamados para corridas. O cenário evoca uma sensação nostálgica dos tempos em que o Terminal, inaugurado em 1953 e em operação até setembro de 2019, era movimentado e próspero, até que todas as operações foram transferidas para o novo terminal, em 2001, na Avenida Severo Dullius. Ele foi reativado em 2010, mas apenas para voos domésticos.

QUEM FOI O AUTOR DA OBRA?
Aldo Locatelli foi um pintor italiano radicado em Porto Alegre, que faleceu em 1962 aos 47 anos de idade. Sua história na região começou em 1948, quando ele veio ao Rio Grande do Sul a convite do bispo de Pelotas, Dom Antônio Záttera, para pintar os afrescos da Catedral São Francisco de Paula naquela cidade. Tão encantado com o Sul do Brasil, Locatelli decidiu nunca mais retornar à Itália.

Locatelli deixou sua marca em igrejas e prédios civis em várias cidades, incluindo Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Pelotas. Seu trabalho também pode ser apreciado na Reitoria e no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ambos construídos em 1958, além do antigo Aeroporto Salgado Filho, com a obra histórica e alegórica "A Conquista do Espaço." Vale ressaltar que muitas de suas obras nos edifícios civis não estão disponíveis para visitação pública.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/09/2023 12h07 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.