Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

14 setembro 2023

CHEIAS EM SÃO GABRIEL | Chuva para e mesmo em elevação, Vacacaí deve baixar em São Gabriel

Nível do rio Vacacaí subiu mais em São Gabriel, mas a expectativa é que recue a partir de hoje, com o fim temporário das chuvas (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Como era esperado, o Rio Vacacaí elevou seu nível ainda na quarta-feira (13) e acabou chegando a cerca de oito metros acima do nível normal, interrompendo mais uma vez o acesso ao Bairro Bom Fim pela Avenida Manoel Antônio de Macedo, além de alagar mais ruas nos bairros Mato Grosso, Passo da Lagoa e a rua Ruth Pizarro (Pito Aceso). Vinte famílias tiveram de ser removidas de suas casas.

Acesso ao Bairro Bom Fim pela Avenida Manoel Macedo está fechado por conta da elevação das águas do Vacacaí, ocorrido ainda na terça-feira

Destas, 16 estão em casa de familiares e quatro foram alojadas em locais seguros pela Prefeitura de São Gabriel, por meio da Defesa Civil. Mas segundo a Defesa Civil, o nível do Rio está começando a baixar. Mesmo assim, na manhã desta quarta (14), o Rio estava bem mais alto do que o registrado na terça.


Compare: casa da esquina próxima ao largo, que ainda tinha sua base aparente na terça, já estava com ela submersa na manhã de quarta

O acesso ao Bairro Bom Fim pela Avenida Manoel Macedo e a Vila Dotto já estavam atingidas pela água, além da rua João Antônio Veiga, que dá acesso a Villas Del Marco (antiga sede do Caixeiral). O prefeito Lucas Menezes, em vídeo nas redes sociais, informa que todo o suporte está sendo dado pela Defesa Civil. 


Fotos mostram nível da água no monumento a Iemanjá, de terça para quarta-feira; mas segundo Defesa Civil local, nível está baixando a partir de hoje

Sobre a questão das estradas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural informou que colocou Equipes nas estradas da área rural para identificar os pontos mais impactados pelas chuvas, que impedem a passagem e o fluxo de veículos. "Como os níveis ainda permanecem altos em vários pontos, ainda não foi possível levantar todas as necessidades de recuperação e manutenção. Estamos também recebendo comunicados com fotos e vídeos de alguns moradores e assim que possível, começaremos a realizar a manutenção nos pontos mais críticos", informou o comunicado enviado pelas redes sociais à reportagem. Informações podem ser enviadas pelo WhatsApp da Secretaria, pelo número 3232-7561, no horário das 8 às 17h.

Na Fronteira Oeste, há cerca de 780 famílias fora de casa devido às cheias em Rosário do Sul, Alegrete, Uruguaiana e São Gabriel. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/09/2023 12h38
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.